Reflexão: Uma Ferramenta Participativa de Acompanhamento em Educação Ambiental

Data
2023
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The article presents a tool that uses an educational and playful method on environmental education called Reflexão, developed with both face-to-face and online activities aimed at the chosen target audience. At the end of the process, the tool will provide results in the form of research, promoting interaction and knowledge exchange among users. This tool will have two parts: in the first one, workshops, lectures, and visits to relevant places for the topic will be carried out; the second stage will be dedicated to practice, with educational games, plays, voting, and discussion forums. During the use of the tool, research will be conducted to assess the effectiveness of learning about the proposed topic regarding environmental awareness of the participants. Additionally, there will be interaction among users, who can share their experiences and knowledge about the subject. It is of utmost importance because it addresses a relevant and current topic, environmental education, and proposes an innovative method to promote individuals' awareness and participation in protecting the environment. The conclusion and presentation of the research will contribute to evaluating the effectiveness of the educational method and improving future educational actions in the environmental field.
O artigo apresenta uma ferramenta, que utiliza um método educativo e lúdico sobre educação ambiental denominada Reflexão, desenvolvido com atividades presenciais e online, junto ao público alvo escolhido. Ao final do processo, a ferramenta disponibilizará resultados em forma de pesquisa, promovendo a interação e a troca de conhecimentos entre os usuários. Esta ferramenta terá duas partes: na primeira, serão realizadas oficinas, palestras e visitas a lugares relevantes para o tema; a segunda etapa será dedicada à prática, com jogos educativos, peças de teatro, votações e fóruns de discussão. Durante a utilização da ferramenta, será realizada uma pesquisa para avaliar a efetividade de aprendizado sobre o tema proposto em relação à conscientização ambiental dos participantes. Além disso, haverá interação entre os usuários, que poderão compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre o tema. É de extrema importância porque aborda um tema relevante e atual, a educação ambiental, e propõe um método inovador para promover a conscientização e a participação dos indivíduos na proteção do meio ambiente. A conclusão e exposição da pesquisa contribuirá para a avaliação da efetividade do método educativo e para o aprimoramento de futuras ações educativas na área ambiental.
Descrição
Citação
CARVALHO, Pedro Paulo Barbosa. Reflexão: Uma Ferramenta Participativa de Acompanhamento em Educação Ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Lato Sensu em Educação Socioambiental e Sustentabilidade) - Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura da Paz (UMAPAZ), São Paulo, 2023.
Pré-visualização PDF(s)