Sustentabilidade na Prática Escolar: A Construção do Lago Pedagógico em escola estadual de São Paulo, SP

Data
2023
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The “José Monteiro Boanova” State School, located in an area of environmental protection and designed to be a school-park, according to the design by Hélio Dutra and the design by Anísio Teixeira, promotes several sustainability projects, and with the support of an amendment parliament, in 2022, a lake was built at the school. The present work presents the surrounding space of the school, its architecture and the idea of connecting the school to the squares, inviting the community to be part of it and then reporting on how the construction of the lake was and the course of actions linked to it, from the planning until completion. It also presents the process of participation of the various actors of the school community, such as teachers, students and management in an integrated way to the development of the project, by the technicians hired for the work. Finally, it brings reflections and lessons learned from the process, which, although very rich and innovative, brought a range of challenges, which, as far as possible, have been corrected. The lake is a tank that receives water from the roof of the patio, which passes through two types of filtration, to be pumped later and through a fountain falls into the span, there are fish, carp and guppies, which are daily cared for by staff, students and teachers. In addition to an open-air classroom, the lake was a laboratory for sustainable techniques or green technologies for students on the “My Role in Sustainable Development” Training Route, as well as a pleasant environment for contemplation. By reporting this experience, it is hoped that other schools can be inspired and build their own lakes.
A Escola Estadual “José Monteiro Boanova” localizada em uma área de tombamento ambiental e concebida para ser uma escola-parque, segundo o projeto de Hélio Dutra e a concepção de Anísio Teixeira, promove diversos projetos de sustentabilidade, e com o apoio de uma emenda parlamentar, em 2022, foi construído um lago na escola. O presente trabalho apresenta o espaço circundante da escola, sua arquitetura e a ideia de conectar a escola às praças, convidando a comunidade a fazer parte dela para depois relatar como foi a construção do lago e o desenrolar das ações a ele ligadas, desde o planejamento até a finalização. Apresenta também o processo de participação dos diversos atores da comunidade escolar, como professores, estudantes e gestão de uma maneira integrada ao desenvolvimento do projeto, pelos técnicos contratados para a obra. Por fim traz reflexões e aprendizados do processo, que embora muito rico e inovador trouxe uma gama de desafios, os quais a medida do possível vem sendo corrigidos. O lago é um tanque que recebe água da captação do telhado do pátio, a qual passa por dois tipos de filtragens, para depois ser bombeada e por meio de uma fonte cair no vão, há peixes, carpas e lebistes, os quais são diariamente cuidados pelos funcionários, alunos e professores. Além de uma sala de aula ao ar livre, o lago foi um laboratório de técnicas sustentáveis ou tecnologias verdes para os estudantes do Itinerário Formativo “Meu Papel no Desenvolvimento Sustentável” além de um ambiente agradável de contemplação. Por meio do relato desta experiência espera-se que outras escolas possam se inspirar e construir seus próprios lagos.
Descrição
Citação
SANTOS, Solania Horti Neri dos. Sustentabilidade na Prática Escolar: A Construção do Lago Pedagógico em escola estadual de São Paulo, SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Lato Sensu em Educação Socioambiental e Sustentabilidade) - Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura da Paz (UMAPAZ), São Paulo, 2023.
Pré-visualização PDF(s)