Empoderamento e processos formativos em rede: estudo exploratório de um coletivo público feminista de mulheres com deficiência

Data
2023-08-25
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
A presente pesquisa de mestrado acadêmico em educação tem por objetivo compreender de que modo o uso das redes sociais digitais, por um movimento feminista de mulheres com deficiência, pode contribuir para o empoderamento desse grupo social. A pesquisa tem como corpus de análise um grupo aberto nas redes sociais digitais, que se identifica como um movimento feminista de mulheres com deficiência. A pesquisa ampara-se nos seguintes eixos temáticos: ativismo em rede, cibercultura, empoderamento, decolonialidade e processos formativos. Quanto ao referencial teórico destacam-se os estudos sobre: a) redes sociais digitais; b) feminismo e decolonialidade; c) empoderamento freiriano. A pesquisa consubstancia-se como pesquisa exploratória desenvolvida através da abordagem metodológica qualitativa. As formas de análise se estabelecem por meio da análise documental das redes sociais digitais, do Guia “Mulheres com Deficiência: Garantia de Direitos para Exercício da Cidadania” (2020) e por meio da análise de conteúdo dos textos de publicações selecionadas e seus comentários em uma página aberta de um coletivo público, nas redes sociais. Os achados da análise sugerem que o uso das redes sociais contribui para o fortalecimento do grupo analisado, visto que esta utilização fortalece as lutas e as reivindicações do movimento, permitindo a divulgação de conhecimento, formação crítica e o exercício da cidadania.
This academic master's research in education aims to understand how the use of digital social networks, by a feminist social movement of women with disabilities, can contribute to the empowerment of this social group. The research has as its corpus of analysis an open group in digital social networks that identifies itself as a feminist social movement of women with disabilities. The research is based on the following conceptual fields: network activism, cyberculture, empowerment, decoloniality and training processes. As for the theoretical framework, studies on: a) digital social networks; b) feminism and decoloniality; c) Freirean empowerment. It is an exploratory research developed through a qualitative methodological approach. The forms of analysis are established through the document analysis of digital social networks, the Guide “Women with Disabilities: Guarantee of Rights for the Exercise of Citizenship” (2020) and through the analysis of content of the texts of publications selected and their comments on an open page of a public collective, on social networks. The preliminary findings of the analysis, at this moment of qualification, suggest that the use of social networks contributes to the strengthening of the analyzed group, since this use strengthens the struggles and claims of the movement, allowing the dissemination of knowledge, critical training, and the full exercise of citizenship.
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