A medicalização do fracasso escolar: narrativas de profissionais médicos, da educação e pais

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Date
2023-08-24Author
Hornblas, David Sergio [UNIFESP]
Advisor
Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]Type
Tese de doutoradoMetadata
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The medicalization of school failure: narratives from medical, educational professionals and parentsAbstract
A presente pesquisa aborda diferentes questões ligadas ao fracasso escolar, quais sejam, a medicalização e a patologização dos processos educativos e comportamentos tidos como inadequados. Buscou-se na História da Educação do Brasil, na fenomenologia de Husserl, e na arqueologia de M. Foucault, matrizes filosóficas e ideológicas que suscitam a compreensão desses fenômenos como causadores dos índices alarmantes na transformação de questões escolares em problemas de saúde, tais como o uso abusivo de substâncias psicoativas (particularmente o metilfenidato), tratamentos psiquiátricos, neurológicos, neuropsicológicos e psicoterapêuticos, quando, por vezes, tais demandas estão ligadas ao processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi utilizada a metodologia da História Oral de Vida, operacionalizada por meio de narrativas dos atores envolvidos neste processo. Os resultados mostraram uma necessidade premente de revisar a formação básica de professores, pedagogos, psicólogos e médicos para que seja produzido um novo entendimento sobre os processos medicalizantes. This research addresses different issues related to school failure, namely, the
medicalization and pathologization of educational processes and behaviors considered
inappropriate. We sought at the Brazillian School History, in the phenomenology of
Husserl and in the archeology of M. Foucault, ideological matrices that raise these
phenomena as the cause of alarming rates in the transformation of school issues into
health problems, such as the abusive use of psychoactive substances (particularly
methylphenidate), psychiatric, neurological, neuropsychological and psychotherapeutic,
when, sometimes, such demands are linked to educational process. The methodology
of the Oral History of Life was used, through narratives of the people involved in this
process, as students, teachers and parents. The results showed an urgent need to
review the basic training of teachers, pedagogues, psychologists and physicians in order
to produce a new understanding of medicalizing processes
Citation
HORNBLAS, David Sergio. A medicalização do fracasso escolar: narrativas de profissionais médicos, da educação e pais. 2023. 187 f. Tese ( Doutorado em Saúde Coletiva) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2023.Collections
- PPG - Saúde Coletiva [353]