MONUMENTO (Diagramações no encontro da performance com as ruínas)

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Date
2023-06-30Author
Artysenk, Eleonora Miranda [UNIFESP]
Advisor
Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
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MONUMENT (Layouts where the performance meets the ruins)Abstract
A presente pesquisa pretende apresentar um compilado de experiências práticas e artísticas, que aconteceram no trânsito das cidades da Baixada Santista (litoral de São Paulo), Santos, São Vicente e Praia Grande, em contexto pré e pós pandêmico. Tomo como ferramenta apalavra ‘ruínas’, que funciona como uma interface, sobre como lidar de frente com os problemas atuais, com o que está diante de nós, bem como o que decido fazer com as questões que podem e se relacionam com tal palavra. Com isso, o trabalho incide sobre as condições precárias da realidade em comum do território da Baixada Santista, vulnerabilizado pelos processos de exploração, com marcas expressivas coloniais e com o processo massivo de gentrificação da cidade. Para abarcar as relações subjetivas e concretas, utilizo a performance como fundamentação metodológica, bem como o viés ontológico animista, pelo interesse nas relações entre os seres humanos, seres não-vivos e o meio ambiente, de modo a mediar as possíveis poéticas envolvidas nessa experiência relacional diagramadora entre corpos, ruínas e a paisagem. Os resultados implicam diretamente em alternativas sobre os modos de criação, a partir de uma ecologia em estado de ruínas, mais especificamente, a partir da materialidade da pedra portuguesa, bem como outros materiais pensados e utilizados através da observação decampo, projetados antes e durante o período da pesquisa – ao pretender/experimentar/construir - modos de reflexão e discussão sobre como lidar paralelamente com o projeto utópico da modernidade. The present research intends to present a compilation of practical and artistic experiences, which
happened in the traffic of the cities of Baixada Santista (coast of São Paulo), Santos, São Vicente
and Praia Grande, in a pre and post pandemic context. I take the word 'ruins' as a tool, which
works as an interface, on how to deal head-on with current problems, with what is before us, as
well as what I decide to do with the questions that can and do relate to such a word . With this,
the work focuses on the precarious conditions of the common reality of the Baixada Santista
territory, made vulnerable by the exploration processes, with expressive colonial marks and the
massive process of gentrification of the city.
To encompass subjective and concrete relationships, I use performance as a methodological
foundation, as well as the animist ontological bias, due to the interest in the relationships between
human beings, non-living beings and the environment, in order to mediate the possible poetics
involved in this experience relational diagramming between bodies, ruins and the landscape. The
results directly imply alternatives on creation modes, from an ecology in a state of ruins, more
specifically, from the materiality of Portuguese stone, as well as other materials thought and used
through field observation, designed before and during the research period – when
intending/experimenting/building - ways of reflection and discussion on how to deal in parallel
with the utopian project of modernity.
Citation
ARTYSENK, Eleonora Miranda. MONUMENTO (Diagramações no encontro da performance com as ruínas). 2023. 84 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2023.Keywords
RuínasPerformance
Antropoceno
Política
Cuidado
Ruins
Performance
Anthropocene
Politic
Care