Teachers’ characteristics and quality of implementation of an early schooling oral language intervention program: an exploratory study
Data
2023-07-07
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objective: We explored teachers’ characteristics and performance in the implementation of an oral language intervention program originally designed for early childhood education. The objectives were to identify, from a review study, teachers’ characteristics most related to the quality of the implementation of interventions (Study 1) and to test associations between these characteristics and student gains in a study derived from a randomized clinical trial (Study 2). Methods: In Study 1, we used a PICOS search strategy to operationally define teachers’ characteristics in a combination of personality, wellbeing, style and qualifications in relation to the quality of implementation of intervention programs. We searched 12 databases from the beginning of each database to the date of July 7, 2020. The studies selection was carried out in three phases: inclusion by title, by abstract, and by content. Out of the 335 studies initially identified, we reviewed 17. In Study 2, we followed 26 teachers who implemented a school intervention program called PROLIN, although only 20 qualified for the study analysis. We collected data regarding training, quality of implementation and factors related to acceptance, fidelity, intervention support as well as the emotional state, beliefs and practices and training of teachers during rollout. Results: In Study 1, there was a notable preponderance of technical characteristics (style and qualifications) over personal characteristics (personality plus wellbeing) both in the number of studies and in the reported efficacy. Review findings indicated that teachers’ characteristics affect the quality of implementation and vice versa. In Study 2, we found a positive correlation between teacher qualifications and quality of implementation whereas style showed negative correlations with all variables. The results of the mixed linear models did not reach significance. Conclusions: Although the literature review indicated that technical characteristics (style and qualifications) may be more related to the quality of the implementation of interventions, we identified that only teachers’ qualifications were positively correlated with the quality of the implementation in our study.
Objetivo: Exploramos as características e atuação dos professores na implementação de um programa de intervenção em linguagem oral originalmente concebido para alunos da educação infantil. Os objetivos foram identificar, a partir de um estudo de revisão, as características dos professores que mais têm relação com a qualidade da implementação de intervenções (Estudo 1) e testar associações entre estas características e os ganhos dos alunos em um estudo derivado de um ensaio clínico randomizado (Estudo 2). Métodos: No Estudo 1, utilizamos uma estratégia de busca PICOS para definir operacionalmente as características dos professores em uma combinação entre personalidade, bem estar, estilo e qualificações em relação à qualidade de implementação de programas de intervenção. Buscamos em 12 bases de dados desde o início de cada base até a data de 7 de julho de 2020. A seleção dos estudos que compuseram a revisão foi realizada em três fases: inclusão por título, por resumo, e por conteúdo. Dos 335 estudos inicialmente identificados, revisamos 17. No Estudo 2, acompanhamos 26 professoras que implementaram um programa de intervenção escolar chamado PROLIN, sendo que apenas 20 se qualificaram para a análise do estudo. Coletamos dados referentes ao treinamento, qualidade de implementação e fatores relacionados a aceitação, fidelidade, sustentação da intervenção, bem como do estado emocional, crenças e práticas e formação dos professores durante o período de implementação da intervenção. Resultados: No Estudo 1, houve notável preponderância das características técnicas (estilo e qualificações dos professores) sobre as pessoais (personalidade mais bem estar) tanto na quantidade de estudos quanto na eficácia relatada. Os resultados da revisão indicaram que as características dos professores afetam a qualidade da implementação e vice-versa. No Estudo 2, encontramos correlação positiva entre qualificações do professor e qualidade da implementação; estilo apresentou correlações negativas com todas as variáveis. Os resultados dos modelos lineares mistos não alcançaram significância. Conclusões: Embora a revisão de literatura tenha indicado que as características técnicas (estilo e qualificações) podem ter mais relação com a qualidade da implementação de intervenções, identificamos que apenas as qualificações dos professores correlacionaram-se positivamente à qualidade da implementação em nosso estudo.
Objetivo: Exploramos as características e atuação dos professores na implementação de um programa de intervenção em linguagem oral originalmente concebido para alunos da educação infantil. Os objetivos foram identificar, a partir de um estudo de revisão, as características dos professores que mais têm relação com a qualidade da implementação de intervenções (Estudo 1) e testar associações entre estas características e os ganhos dos alunos em um estudo derivado de um ensaio clínico randomizado (Estudo 2). Métodos: No Estudo 1, utilizamos uma estratégia de busca PICOS para definir operacionalmente as características dos professores em uma combinação entre personalidade, bem estar, estilo e qualificações em relação à qualidade de implementação de programas de intervenção. Buscamos em 12 bases de dados desde o início de cada base até a data de 7 de julho de 2020. A seleção dos estudos que compuseram a revisão foi realizada em três fases: inclusão por título, por resumo, e por conteúdo. Dos 335 estudos inicialmente identificados, revisamos 17. No Estudo 2, acompanhamos 26 professoras que implementaram um programa de intervenção escolar chamado PROLIN, sendo que apenas 20 se qualificaram para a análise do estudo. Coletamos dados referentes ao treinamento, qualidade de implementação e fatores relacionados a aceitação, fidelidade, sustentação da intervenção, bem como do estado emocional, crenças e práticas e formação dos professores durante o período de implementação da intervenção. Resultados: No Estudo 1, houve notável preponderância das características técnicas (estilo e qualificações dos professores) sobre as pessoais (personalidade mais bem estar) tanto na quantidade de estudos quanto na eficácia relatada. Os resultados da revisão indicaram que as características dos professores afetam a qualidade da implementação e vice-versa. No Estudo 2, encontramos correlação positiva entre qualificações do professor e qualidade da implementação; estilo apresentou correlações negativas com todas as variáveis. Os resultados dos modelos lineares mistos não alcançaram significância. Conclusões: Embora a revisão de literatura tenha indicado que as características técnicas (estilo e qualificações) podem ter mais relação com a qualidade da implementação de intervenções, identificamos que apenas as qualificações dos professores correlacionaram-se positivamente à qualidade da implementação em nosso estudo.
Descrição
Citação
RAMACCIOTTI, Mirela Cunha Cardoso. Teachers’ characteristics and quality of implementation of an early schooling oral language intervention program: an exploratory study. 2023. 176 f. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2023.