A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR DE ONTEM E O BRINCAR DE HOJE

Data
2023-07-11
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Este trabalho de conclusão de curso busca compreender como o brincar está inserido na Educação Infantil, considerando as restrições em relação ao brincar no dia a dia das crianças pequenas. A problemática da pesquisa surgiu da minha experiência na Residência Pedagógica na Educação Infantil que identificou a necessidade das crianças de brincar e de interagir uns com os outros. A pesquisa qualitativa tem como procedimentos metodológicos a realização de um levantamento bibliográfico sobre a temática, a análise de diretrizes e documentos orientadores sobre o brincar, e a realização de entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais da Educação Infantil, professoras e coordenadora pedagógica, dos municípios da região metropolitana de São Paulo. A partir das experiências educacionais, ideias e concepções compartilhadas por estas profissionais, buscamos aprofundar os estudos sobre a importância do brincar para a criança pequena e o brincar nas práticas educativas, ressaltando as potencialidades e os desafios para garantir o direito das crianças nesta etapa da Educação. Os resultados nos fazem refletir sobre as mudanças nas concepções de infâncias, nas formas como olhamos para as relações e os direitos das crianças, assim como instigam a pensar nos desafios da educação nos dias de hoje.
This course completion work seeks to understand how playing is inserted in Early Childhood Education, considering the restrictions in relation to playing in the everyday life of young children. The research problem arose from my experience in the Pedagogical Residency in Early Childhood Education that identified the children's need to play and interact with each other. The search qualitative approach has as methodological procedures the carrying out of a survey bibliography on the subject, analysis of guidelines and guiding documents about playing, and conducting semi-structured interviews with five Early Childhood Education professionals, teachers and pedagogical coordinator, from municipalities in the metropolitan region of São Paulo. from the experiences education, ideas and concepts shared by these professionals, we seek to deepen the studies on the importance of playing for the child small and playing in educational practices, highlighting the potentialities and challenges to guarantee the rights of children in this stage of Education. The results make us reflect on the changes in the conceptions of childhoods, in the forms how we look at relationships and children's rights, as well as instigating the think about the challenges of education today.
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