Desenvolvimento de classificador supervisionado para otimização da escolha de stents farmacológicos para artérias coronárias

Imagem de Miniatura
Data
2023-07-01
Autores
Khatcherian, Gabriel
Orientadores
Paixão, Fabiano
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A Doença Arterial Coronariana é uma enfermidade caracterizada pela obstrução do fluxo nos vasos sanguíneo. A Intervenção Coronária Percutânea (ICP) consiste em um procedimento para reverter essa situação. Essa intervenção envolve a utilização de fios-guia, balões coronários e stents coronários para a desobstrução do vaso. Todavia, os cardiologistas enfrentam desafios significativos ao determinar a melhor abordagem no tratamento. Dessa forma, este estudo visa o desenvolvimento de um classificador fundamentado em técnicas de reconhecimento de padrões a fim de determinar a quantidade precisa de stents a serem empregados, considerando os dados fisiológicos do paciente e dos vasos. A partir de um banco de dados de hemodinâmica, foram empregados métodos de análise de variáveis. Após a seleção adequada das amostras, foi desenvolvido um algoritmo capaz de processar e gerenciar esses dados, visando estabelecer um sistema de identificação de padrões. Por fim, uma máquina de vetores de suporte foi treinada para reconhecer os padrões identificados e avaliada por meio de dados adicionais. O projeto obteve êxito, principalmente na exploração de distintas técnicas para o tratamento dos dados. As características mais relevantes segundo os testes estatísticos e a seleção vetorial foram a quantidade de vasos obstruídos e a porcentagem média da obstrução dos vasos. Aplicando o classificador em dados que não foram utilizados para seu treinamento, foi-se obtido uma sensibilidade de 79% e uma especificidade de 89%. O resultado alcançado foi satisfatório e pode abrir portas para o reconhecimento de padrões na área da hemodinâmica.
Descrição
Citação
KHATCHERIAN, G.; PAIXAO, F. C. Desenvolvimento de classificador supervisionado para otimização da escolha de stents farmacológicos para artérias coronárias. São José dos Campos, julho 2023, 11 págs.