O CONCEITO DE HARMONIA GERAL EM LEIBNIZ A PARTIR DO DISCURSO DE METAFÍSICA

Data
2023-05-25
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This dissertation aims to investigate the importance of general harmony in Leibniz's philosophy. This theme runs through the author's entire work, becoming a key element for understanding his philosophy. In a practical manner, the concept of general harmony discussed in this dissertation is comprehended in Discourse on Metaphysics and in his correspondence with Arnauld. In these texts, Leibniz introduces his concept of general harmony and develops it from the discussions that interested him in the 1680s. The theme is one of the most sensitive in Leibnizian philosophy, as it almost always contrasts with our most immediate experiences about the world. Claiming that all things are in an ideal state, when compared to the general order, could seem like an attempt to justify the existence of evil in the world. At best, this idea would sound like a naive optimism that denies the adversities and calamities that affect humankind. Hence the importance of a clearer understanding of the idea of harmony, and thinking to what extent it should be understood in a broader sense, going beyond merely personal experiences. Through it we must distinguish a more subjective conception of reality from that which seeks to know the truth devoid of particular passions or reasons. This dissertation text also proposes to understand the relationships between the general model of harmony and the concept of individual substance. Both themes appear, in the above-mentioned writings, as fundamental for the development of Leibniz's philosophy. The research carried out treats the subject of individual substance as deduced from the model of general harmony. It is from this complex system, which includes all things created by God, that this dissertation will aim to define the position occupied by the individual in Leibniz's worldview.
Esta dissertação procura investigar a importância da harmonia geral na filosofia de Leibniz. Ela é um tema que perpassa toda a obra do autor, tornando-se um elementochave para compreendermos sua filosofia. O conceito de harmonia geral discutido nesta dissertação concentra-se, praticamente, no Discurso de metafísica e na Correspondência com Arnauld. Nestes textos, Leibniz introduz seu conceito de harmonia geral e o desenvolve a partir das discussões que lhe interessavam nos anos de 1680. O tema constitui um dos mais sensíveis da filosofia leibniziana, pois, quase sempre, ele contrasta com nossas experiências mais imediatas acerca do mundo. Afirmar que todas as coisas encontram-se num estado ideal, quando comparadas com a ordem geral, poderia parecer como uma tentativa de justificar a existência do mal no mundo. Quando muito, esta ideia soaria como um otimismo ingênuo que nega as adversidades e as calamidades que incidem sobre os homens. Daí a importância de uma compreensão mais clara acerca da ideia de harmonia, e em que medida ela deve ser entendida num sentido mais abrangente, que vai além de experiências meramente pessoais. Por meio dela devemos distinguir uma concepção mais subjetiva da realidade daquela que procura conhecer a verdade desprovida de paixões ou razões particulares. Este texto dissertativo se propõe também a compreender as relações entre o modelo geral da harmonia e o conceito de substância individual. Os dois temas aprecem, nos escritos acima mencionados, como fundamentais para o desenvolvimento da filosofia de Leibniz. A pesquisa realizada trata o tema da substância individual como deduzido do modelo da harmonia geral. É a partir deste sistema complexo, que inclui todas as coisas criadas por Deus, que esta dissertação buscará definir a posição ocupada pelo indivíduo na visão de mundo de Leibniz.
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O CONCEITO DE HARMONIA GERAL EM LEIBNIZ A PARTIR DA LEITURA DO DISCURSO DE METAFÍSICA
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