Saudades do que eu não vivi: revisando e revendo o ensino de história na década de 1980
Data
2023-06-29
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Nesse trabalho discutimos algumas transformações propostas para o ensino de História e os
debates em torno do tema nos anos de 1980, usando como fontes principais dois livros icônicos
do período: livros Repensando a História (1984) e O Ensino de História: revisão urgente (1986).
A análise proposta, em perspectiva histórica, observa o contexto em que foram produzidos e
escritos, no final do período ditatorial militar brasileiro e de redemocratização do país, com
consequente efervescência política e cultural. Observamos nessas obras os conteúdos, temas e
abordagens propostos por seus autores, assim como a materialidade desses impressos e sua
relevância para o ensino de História no período. Da mesma forma, discutimos aspectos
relacionados aos potenciais leitores aos quais se destinavam esses livros, notadamente
professores de história em efetivo exercício ou em formação. Essa pesquisa ganha relevância
no tempo presente, pois, assim como nos anos de 1970-1980, atualmente o ensino de História
e a disciplina escolar de História vem sofrendo intervenções que pretendem desvalorizá-la ao
sabor das intensas disputas em torno do currículo.