Evidências de validade e normatização de uma bateria de avaliação do processamento fonológico para crianças pré-escolares

Data
2021
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
The aim of this study was to validate and standardize a series of evaluation of phonological processing for kids at preschool age. To validate the series, we objected to finding validation evidence of constructs in proofs that aim to evaluate the fast access to the lexical, the optional phonological memory and the phonological awareness. To achieve this, three studies were made, one for each skill of phonological processing, stemming from two samples. The sample I was composed of 582 kids between 3,6 and 6.1 years old from São Caetano do Sul and the sample II included 222 kids between 4 and 6,2 years old from São Paulo city. In both samples, the kids were enrolled at the first or second year of the Municipal Elementary School (EMEI). To test the validation of construct from each proof of the evaluation series, a confirmatory factor analysis was used; and to regulate, an specific model by age range was used. As conclusions, it was possible to make the validation of the internal structure and the proofs regulations of 1) automatic fast naming to preschoolers (NAR-Pre); 2) and Brazilin Children’s test of Pseudoword Repetition (BCPR); 3) proof of phonological awareness to preschoolers (CF-Pre). In the case of BCPR and the proof of CF-Pre, it was possible to analyze the items in terms of differentiation and difficulty. The standardization of the three proofs showed that there is a relation between the improvement of performance in proofs and aging.
Este estudo teve como objetivo validar e normatizar uma bateria de avaliação do processamento fonológico para crianças em idade pré-escolar. Para a validação da bateria, buscou-se obter evidências de validade de construto em provas avaliam o acesso rápido ao léxico, a memória operacional fonológica e a consciência fonológica. Para isso, três estudos foram realizados, um para cada habilidade do processamento fonológico, a partir da análise de duas amostras. A amostra I foi composta por 582 crianças com idades entre 3,6 e 6,1 anos da cidade de São Caetano do Sul e a amostra II incluiu 222 crianças com idades entre 4 e 6,2 anos da cidade de São Paulo. Em ambas as amostras, as crianças estavam matriculadas no ano I ou II da Rede Municipal de Ensino Infantil (EMEI). Para testar a validade de construto de cada prova da bateria de avaliação, foi utilizada a Análise Fatorial Confirmatória; e para a normatização, foi utilizado o modelo de intervalo de referência específico por idade. Como conclusões, foi possível realizar a validade da estrutura interna e a normatização das provas de 1) nomeação automática rápida para pré-escolares (NAR-Pré); 2) e Brazilian Children’s Test of Pseudoword Repetition (BCPR); 3) prova de consciência fonológica para pré-escolares (CF-Pré). No caso da BCPR e da prova de CF-Pré, foi possível analisar os itens quanto à dificuldade e discriminação. A normatização das três provas demonstrou que há uma relação entre a melhora do desempenho nas provas e o avanço da idade.
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