Motivação dos alunos da área de estética em curso oferecido na modalidade a distância: contribuições para processos educativos em saúde
Data
2021
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Science plays a crucial role in society, being responsible for the discovery, production and dissemination of knowledge. In other words, we use science and technology to facilitate and improve people's lives. Non-face-to-face education has, for a long time, revolutionized the pedagogical plans of almost the entire world, in both developed and developing countries, either in the context of formal education or in the areas of professional training through distance education (EaD). The purpose of this research is to identify the students' perception related to motivation of learning in the Aesthetics and Cosmetics under graduate distance course at University Cruzeiro do Sul. This study is quantitative with retrospective analytical/descriptive design and was based on Motivation Strategy Questionnaire for Learning (MSLQ), an instrument that consist in 17 questions designed from the classical theories of social cognitive learning, and which are widely used to predict academic performance. MSLQ was applied in a group of 422 respondents, with return on a type Likert scale, from 1 to 7, through anonymous responses, verifying the level of reliability of the research by presenting an acceptable Cronbach’s alpha. It is noticeable that teaching strategies in addition to the relationship between teacher and student and obtaining good grades, in EaD environment, directly influence the quality of teaching and the motivation of students, and when maintained for a prolonged period of time, make it possible for this group to remain motivated and willing to develop their studies in an organized manner, enhancing the learning.
A ciência exerce um papel crucial na sociedade, sendo responsável pela descoberta, produção e disseminação do conhecimento. Em outras palavras, usamos a ciência e a tecnologia para facilitar e melhorar a vida das pessoas. O ensino não presencial vem, há muito tempo, revolucionando os planos pedagógicos de quase todo o mundo, em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, seja no contexto de ensino formal ou nos âmbitos de treinamento profissional por via da Educação a Distância. O objetivo a que se propõe esta pesquisa é identificar a percepção, relacionada à motivação, de alunos quanto à aprendizagem, no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Cruzeiro do Sul. Este estudo foi quantitativo, com desenho retrospectivo, analítico/descritivo, e foi baseado no Questionário de Estratégia de Motivação para a Aprendizagem (MSLQ) adaptado; um instrumento que consiste em 17 questões projetadas a partir das teorias clássicas de aprendizagem sociocognitiva e que são amplamente utilizadas para prever o desempenho acadêmico. O MSLQ foi aplicado em um grupo de 422 respondentes, com retorno em escala do tipo Likert, de 1 a 7, por meio de respostas anônimas, verificando o nível de confiabilidade da pesquisa ao apresentar um alfa de Cronbach aceitável. É perceptível que as estratégias de ensino utilizadas, somadas à relação entre docente e discente e a obtenção de boas notas, no ambiente EaD, influenciam diretamente na qualidade de ensino e na motivação dos alunos, e, quando mantidas por tempo prolongado, viabilizam que esse grupo mantenha-se motivado e disposto a desenvolver os estudos de modo organizado, potencializando assim o aprendizado.
A ciência exerce um papel crucial na sociedade, sendo responsável pela descoberta, produção e disseminação do conhecimento. Em outras palavras, usamos a ciência e a tecnologia para facilitar e melhorar a vida das pessoas. O ensino não presencial vem, há muito tempo, revolucionando os planos pedagógicos de quase todo o mundo, em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, seja no contexto de ensino formal ou nos âmbitos de treinamento profissional por via da Educação a Distância. O objetivo a que se propõe esta pesquisa é identificar a percepção, relacionada à motivação, de alunos quanto à aprendizagem, no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Cruzeiro do Sul. Este estudo foi quantitativo, com desenho retrospectivo, analítico/descritivo, e foi baseado no Questionário de Estratégia de Motivação para a Aprendizagem (MSLQ) adaptado; um instrumento que consiste em 17 questões projetadas a partir das teorias clássicas de aprendizagem sociocognitiva e que são amplamente utilizadas para prever o desempenho acadêmico. O MSLQ foi aplicado em um grupo de 422 respondentes, com retorno em escala do tipo Likert, de 1 a 7, por meio de respostas anônimas, verificando o nível de confiabilidade da pesquisa ao apresentar um alfa de Cronbach aceitável. É perceptível que as estratégias de ensino utilizadas, somadas à relação entre docente e discente e a obtenção de boas notas, no ambiente EaD, influenciam diretamente na qualidade de ensino e na motivação dos alunos, e, quando mantidas por tempo prolongado, viabilizam que esse grupo mantenha-se motivado e disposto a desenvolver os estudos de modo organizado, potencializando assim o aprendizado.