Cultura organizacional e subculturas em um escritório aberto: um estudo na Signify Iluminação Brasil Ltda

Data
2019-06-26
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
A temática de cultura organizacional tem evoluído desde o seu surgimento, e é um tema cada vez mais presente nos estudos organizacionais. A presente pesquisa teve como objetivo central investigar o ambiente cultural do escritório comercial da Signify Iluminação Brasil Ltda., no que tange à sua cultura organizacional e subculturas departamentais. Para isso foram delimitados objetivos específicos, sobretudo no que diz respeito à análise de três departamentos: Supply Chain, Marketing e Projetos. Caracterizada como qualitativa, a pesquisa foi dividida em duas etapas. Inicialmente, foi feito o aprofundamento teórico do tema estudado, a fim de embasar a etapa descritiva. Foram trazidos os conceitos de cultura organizacional, seus níveis e elementos e a formação de subculturas. A etapa descritiva foi realizada por intermédio de um estudo de caso na unidade de análise, com a utilização de três fontes de evidência para a coleta de dados: observação participante, documentos da organização e entrevistas semiestruturadas. Em seguida foi realizado um processo de triangulação das fontes de evidência e das estratégias de análise, prosseguindo com a categorização à priori e a posteriori dos dados obtidos, para a apresentação dos resultados. Os resultados revelaram que a cultura organizacional da unidade de análise estudada apresenta sinais de que está em processo de formação e fomento, e muitos de seus elementos têm sido criados e cultivados de forma recente, sendo que ainda há certo contraste entre a cultura estimulada pela organização e o dia-a-dia organizacional. Também foram observados indícios da existência de uma possível subcultura no departamento de Supply Chain, que coexiste em apoio à cultura organizacional dominante, sendo importante inclusive para a manutenção desta última. Já nos departamentos de Marketing e Projetos, observou-se a ausência de elementos capazes de caracterizar subculturas, em linha com o status cultural da organização. Como contribuições, a pesquisa trouxe, além de insights importantes sobre o estudo da existência de subculturas dentro das organizações, sinais de possíveis pontos a serem trabalhados na organização estudada, a fim de criar maior coesão cultural. Para a academia, as contribuições dizem respeito à verificação de aspectos teóricos na prática organizacional, bem como as possibilidades metodológicas envolvendo estudos de caso. Há ainda a oportunidade de futuras pesquisas envolvendo a temática, como a relação entre a cultura organizacional oficial e a cultura local de uma organização global, ou o estudo de subculturas a partir de outras perspectivas que não departamentais, como diferenças geracionais ou de formação acadêmica.
The organizational culture thematic has evolve since its first appearing, and it is a theme increasily present in organizational studies. The present research had as main goal to investigate the cultural ambient of commercial office of Signify Iluminação Brasil Ltda., regarding its organizational culture and departmental subcultures. To reach that, specific goals were delimited, especially regarding three department analysis: Supply Chain, Marketing and Projects. Characterized as qualitative, this paper were divided in two phases. Initially, it was made the theoretical deepening of the studied theme, in order to base the descriptive step. The organizational culture concepts were brought, as well its levels, elements and the subculture formations. The descriptive step was made by a case study on the analysis unit, with the usage of three sources of evidence to data collection: participant observation, files from organization and semi structured interviews. Then, a triangulation process of sources of evidence and analysis strategies was made, advancing to a categorization a priori and a posteriori of collected data, for the results presentation. The results revealed that the organizational culture of the studied organization is in a formation and fomentation process, and many of its elements has been created and cultivated over time, and there is certain contrast between the culture stimulated by the organization and the organizational day to day. Also was observed the existence of a possible subculture in Supply Chain department, which coexists in support to the dominant organizational culture, being important to the conservation of that. In Marketing and Projects departments, the absence of elements able to characterize subcultures was observed, in line with the organization cultural status. As contributions, the research brought, besides important insights about the study of subcultures existence inside organizations, signs of possible points to be worked, in order to create a bigger cultural cohesion inside the organization studied. To academy, the contributions regards to the verification of theoretical aspects on organizational practice, as well the methodological possibilities involving case studies. There is also the opportunity to make future researches involving the theme, such as the relation between organizational culture and local culture of a global organization, or the study of subcultures from other perspectives besides departmental ones, like generation or education differences.
Descrição
Citação
MEIRELES, Daniel de Lima. Cultura organizacional e subculturas em um escritório aberto: um estudo na Signify Iluminação Brasil Ltda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2019.
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