Mecanismos celulares envolvidos na modulação negativa de integrina α3 promovida por Paracoccidioides brasiliensis em células epiteliais pulmonares

Imagem de Miniatura
Data
2023-04-05
Autores
Almeida, Bruna Rocha [UNIFESP]
Orientadores
Suzuki, Erika [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose humana sistêmica prevalente na América Latina, causada por fungos do gênero Paracoccidioides. Nos últimos anos, nosso grupo de pesquisa observou que a espécie P. brasiliensis interage com receptores da família das integrinas e promove em células epiteliais pulmonares, no período de 5 horas de infecção, um aumento da expressão da integrina α3. No entanto, após 24 horas de interação com P. brasiliensis, os níveis proteicos desta integrina foram reduzidos em aproximadamente 99% em comparação com células não infectadas. Nesta tese, demonstramos que P. brasiliensis induziu em células epiteliais pulmonares A549 a degradação de integrina α3 por via lisossomal. Além disso, em períodos intermediários de infecção, este fungo promoveu a ubiquitinação K63 em integrina α3, o que sinaliza para a endocitose do receptor e o direciona para os endossomos. Durante o curso da infecção fúngica, os níveis de integrina α3 também aumentaram nos endossomos tardios das células epiteliais e, por imunofluorescência indireta, observamos que a integrina α3 colocalizou-se com marcadores endossomais iniciais e tardios (Rab5 e LAMP-1, respectivamente) em diferentes períodos de infecção. Observamos nas células A549 infectadas 24 horas com P. brasiliensis que o inibidor da atividade lisossomal (bafilomicina A1) ou o silenciamento de uma das proteínas do Endosomal sorting complex required for transport, CHMP3, inibiu a redução dos níveis de integrina α3. Deste modo, estes resultados conjuntamente indicam que a infecção com P. brasiliensis em tempos tardios promove a redução dos níveis proteicos de integrina α3 por reduzir os níveis de mRNA e também por induzir a degradação lisossomal da integrina α3 nas células epiteliais pulmonares A549.
Descrição
Citação
ALMEIDA, Bruna Rocha. Mecanismos celulares envolvidos na modulação negativa de integrina α3 promovida por Paracoccidioides brasiliensis em células epiteliais pulmonares. 2023. 150f. Tese (Doutorado em Microbiologia e Imunologia) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2023.