Refletindo sobre aspectos das condições e modos de leitura de textos literários em uma escola pública de educação infantil

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Data
2011
Autores
Tendeiro, Gisele Recco [UNIFESP]
Orientadores
Carvalho, Maria de Fátima
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This study investigates the practice of reading literary texts in a public school early childhood education, aimed to capture and explain and discuss aspects of conditions and ways of its realization. In their construction, presents, discusses and lists: contributions of historical and cultural aspects of psychology, emphasizing ideas of Vygotsky and some of his Brazilian commentators on human development as a historical process and culturally mediated social interaction as the locus of this development and mediation related to the central role assigned to language, here understood as constitutive activity of the subjects, the contributions of studies by researchers from the fields of history, linguistics and education, emphasizing the construction of the ideas of children, school and literature as well as literature child in relation with education. The research was conducted in a school for child education in the municipal school in Guarulhos (SP), from conducting semi-structured interviews with six teachers stage II and observation records of the activities of reading literary texts for children, these groups developed along with teachers. In the construction of the data highlights the understanding that conditions and ways of carrying out the practices of reading beyond the school context, the action of the school, the teachers and children, being under the contingency of social factors, for federal or municipal public policies of education, ways reflecting the historical and cultural significance in our society, literature and its uses.
Este trabalho investiga as práticas de leitura de textos literários em uma escola pública de educação infantil, como objetivo de apreender e explicitar e discutir aspectos de condições e modos de sua realização. Em sua construção, apresenta, discute e relaciona: contribuições da vertente histórico-cultural em psicologia, ressaltando idéias de Vigotski e de alguns de seus comentadores brasileiros sobre o desenvolvimento humano como processo histórico e culturalmente mediado, a interação social como locus desse desenvolvimento e a mediação, relacionada ao papel central atribuído à linguagem, aícompreendida como atividade constitutiva dos sujeitos; as contribuições de estudos de pesquisadores dos campos da história, da educação e da lingüística, ressaltando a construção das idéias de criança, escola e literatura, assim como de literatura infantil em sua relação com a educação. O trabalho de investigação foi realizado em uma escola de Educação infantil da rede municipal de ensino em Guarulhos (SP), a partir de realização de entrevistas semiestruturadas com seis professoras de estágio II e da observação de registro das atividades de leitura de textos literários para as crianças, desenvolvida junto aos grupos dessas professoras. Na construção e análise dos dados destaca-se a compreensão de que condições e modos de realização das práticas de leitura ultrapassam o contexto escolar, a ação da escola, das professoras e crianças, sendo contingenciados por fatores sociais, por políticas públicas federais ou municipais de educação, refletindo os modos históricos e culturais de significação, em nossa sociedade, da literatura e de seus usos.
Descrição
Citação
TENDEIRO, Gisele Recco. Refletindo sobre aspectos das condições e modos de leitura de textos literários em uma escola pública de educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência). – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2011.