A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche
Data
2010
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
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Resumo
The paper deals with the perspective of School of Education students, at Federal University of São Paulo/Guarulhos Campus, about the early childhood education pedagogical practices. It considers as research subjects three students who attended the practical course on early childhood education with children aged from one year and nine months to three years. The work aims to analyze the understanding of these three students on the pedagogical practices planned to this children group. As methodology we developed semi-structured interviews and a study of blog daily posts where the students wrote during the period who attended the course. The family and children of these students, as well as socialization in the family and friends groups during their childhood and their conditions of life inform immensely about how they made choices throughout life course. These instances influenced in their occupation choice. Regarding the early childhood education, the students considered their personal experiences and professional knowledge acquired at UNIFESP to analyzed their experience with teaching. Likewise, when speaking of children, students incorporated elements of childhood, their family, their career choice, their knowledge of early childhood education and the knowledge learned at UNIFESP. All these elements work together in a special way for each of them, building their own knowledge and values about pedagogical practices. The work aims to present results that constitute and form the pedagogic practice with small children considering the students` views, contributing not only for future teachers` training, but also for the improvement of young children`s education.
A monografia trata sobre a perspectiva de residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das práticas pedagógicas na creche. Considera como sujeitos de pesquisa três residentes que realizaram a disciplina de residência pedagógica no berçário, com crianças de um ano e nove meses à três anos. O trabalho tem por objetivo analisar o entendimento das três residentes acerca das práticas pedagógicas dirigidas às crianças nessa faixa etária. Como metodologia de trabalho realizamos entrevistas semi estruturadas com as residentes e um estudo das postagens diárias de um blog onde estas escreviam durante o período que cursavam a disciplina. A família e a infância das residentes, bem como o convívio com os familiares e amigos nesse período e suas condições de vida informam muito sobre como elas se constituíram e fizeram escolhas ao longo da vida. Essas instâncias influenciaram ainda na sua escolha profissional. Quanto ao berçário, as residentes retomam a todo momento suas experiências pessoais, profissionais e seus conhecimentos adquiridos na UNIFESP para fundamentar e analisar seu percurso de residência pedagógica. Da mesma forma, ao falar de crianças, as residentes retomam elementos da infância, de sua família, de sua escolha profissional, de seus conhecimentos sobre berçário e dos saberes aprendidos no curso de pedagogia. Todos esses elementos colaboram de maneira muito particular para cada uma delas, construindo seus próprios conhecimentos e valores acerca das práticas pedagógicas. O trabalho espera apresentar fatores que constituem e formam a prática pedagógica com crianças pequenas a partir dos relatos das residentes, contribuindo não só para a formação de futuros profissionais da educação como para a melhoria da qualidade no trabalho com crianças de zero a três anos.
A monografia trata sobre a perspectiva de residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das práticas pedagógicas na creche. Considera como sujeitos de pesquisa três residentes que realizaram a disciplina de residência pedagógica no berçário, com crianças de um ano e nove meses à três anos. O trabalho tem por objetivo analisar o entendimento das três residentes acerca das práticas pedagógicas dirigidas às crianças nessa faixa etária. Como metodologia de trabalho realizamos entrevistas semi estruturadas com as residentes e um estudo das postagens diárias de um blog onde estas escreviam durante o período que cursavam a disciplina. A família e a infância das residentes, bem como o convívio com os familiares e amigos nesse período e suas condições de vida informam muito sobre como elas se constituíram e fizeram escolhas ao longo da vida. Essas instâncias influenciaram ainda na sua escolha profissional. Quanto ao berçário, as residentes retomam a todo momento suas experiências pessoais, profissionais e seus conhecimentos adquiridos na UNIFESP para fundamentar e analisar seu percurso de residência pedagógica. Da mesma forma, ao falar de crianças, as residentes retomam elementos da infância, de sua família, de sua escolha profissional, de seus conhecimentos sobre berçário e dos saberes aprendidos no curso de pedagogia. Todos esses elementos colaboram de maneira muito particular para cada uma delas, construindo seus próprios conhecimentos e valores acerca das práticas pedagógicas. O trabalho espera apresentar fatores que constituem e formam a prática pedagógica com crianças pequenas a partir dos relatos das residentes, contribuindo não só para a formação de futuros profissionais da educação como para a melhoria da qualidade no trabalho com crianças de zero a três anos.
Descrição
Citação
MARQUES, Danielle Vieira Aquino. A perspectiva de Residentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Guarulhos acerca das Práticas Pedagógicas na creche. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.