O brinquedo como produção cultural para a criança

Data
2010
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This study aims to present discussions about the cultural production aimed at young children in contemporary society, and discussing the one produced by children. The toy is the focus of research, which presents itself as a cultural artifact in play and discovered the child. The theory incorporates the various areas of knowledge such as sociology, anthropology, psychology and psychoanalysis to extend the vision of childhood, and toddler toys - central themes of this research. A toy store located inside a shopping mall was chosen as a research field. Thus, toys aimed at children from zero to twelve months of age were defined as objects of study. From the data collection and observation from space and the actions of patrons of the store, as well as information on structure and arrangement thereof, were produced three tables, arranged according to the name of the toy manufacturer, features and price. Besides the tables, graphs, some comments and information were produced to allow for further analysis. The research concludes that the media tools and toys are present in contemporary society, and enables the integration and construction of crops produced by and for the child.
A presente pesquisa procura apresentar discussões acerca da produção cultural direcionada à criança pequena na contemporaneidade, além de discutir sobre aquela produzida pela criança. O brinquedo é o foco da pesquisa, que se apresenta como um artefato cultural nas brincadeiras e descobertas da criança. A base teórica incorpora as diversas áreas de conhecimento, como a sociologia, antropologia, psicologia e psicanálise para ampliar a visão de infância, criança pequena e brinquedo – temas centrais desta pesquisa. Uma loja de brinquedos localizada no interior de um shopping center foi escolhida como campo de pesquisa. Desse modo, os brinquedos direcionados às crianças de zero a doze meses de idade foram delimitados como objeto de estudo. A partir da coleta de dados e da observação do espaço e das ações de frequentadores da loja, assim como informações sobre estrutura e organização do mesmo, foram produzidas três tabelas, organizadas de acordo com o nome do brinquedo, fabricante, características e preço. Além das tabelas, gráficos de algumas observações e informações foram produzidos para possibilitar a posterior análise. A pesquisa conclui que as ferramentas midiáticas e os brinquedos estão presentes na sociedade contemporânea, e possibilita a inserção e a construção das culturas produzida pela e para a criança.
Descrição
Citação
SANCHES, Angélica Cristina. O brinquedo como produção cultural para a criança. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
Coleções