A formação docente e os mecanismos de contratação de professores temporários na rede estadual paulista: o trabalho docente entre as demandas de formação e de empregabilidade

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Data
2010
Autores
Oliveira, Midiã Olinto de [UNIFESP]
Orientadores
Novaes, Luiz Carlos [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
The public teaching in São Paulo has a peculiar situation related to hire teachers, when a large number of teachers in exercise have statute of temporary teacher. All through State, the number of temporary teachers that work in the final years of primary and high schools, according of SEE/SP, it´s of 37%, although this proportion can arrive until 44%, if we consider eventual teachers, too. The goal of this research is check the hypothesis that the o process of hire temporary teachers used by SEE/SP has incentive teachers already licensed in other areas to do courses with fast formation, specifically, just now, for areas of Arts and Philosophy, causing, undeniably, profound impacts in the curriculum and in the organization of the pedagogical work. Besides, we want identify how these teachers relate the problems during their works together the process of formation that they had, as well as to do a survey of demands of continued formation pointed by these teachers. So for develop this research, we made a document analysis, specially about the legislation that discipline the process of classes attribution by temporary teachers for the public teaching in São Paulo and record of classes attribution, as well as we applied questionnaires and realized semi-structured interviews with teachers of Arts and Philosophy, whose seconds graduation, obtained in courses with fast graduation, and that enabled they ingress these areas, how temporary teachers. The information collected and analyzed indicates that the main difficulties described by teachers relate to students, indiscipline, necessity of adequate materials and correct space to work, and not exactly the relationship with knowledge, predominating the impression of bad public education is a reflection of no participation of the family and of commitment by students. Another point cited by interviewee, when they talking about the difficulties faced in teaching, relating to the depreciation of disciplines Arts and Philosophy in the curriculum, because it has a secondary paper, if compared with the importance of Portuguese and Mathematics that, inclusive, has more representation in curriculum relating to the quantity of classes during the week. On the other hand, the impact of fast formation can be considered in the way whereby these teachers are building their pedagogical practices and their relationships with students and with education.
Na rede estadual de ensino de São Paulo existe uma situação bastante peculiar ligada à contratação de professores, em que um grande número de professores em exercício tem o estatuto de professor temporário. Em todo o Estado, o número de professores temporários que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, segundo dados da SEE/SP, é de 37%, embora tal proporção possa atingir o índice de 44%, se considerados também os professores eventuais. O objetivo dessa investigação é verificar a hipótese de que o processo de contratação de professores temporários adotado pela SEE/SP tem incentivado professores já licenciados em outras áreas a procurarem por cursos de formação aligeirada, especificamente, nesse momento, para as áreas de Artes e Filosofia, provocando, inegavelmente, profundos impactos no campo do currículo e na organização do trabalho pedagógico. Além disso, objetivamos identificar como estes professores relacionam os problemas enfrentados no exercício da docência ao processo de formação a que foram submetidos, bem como traçar um quadro das demandas de formação continuada apontadas por tais docentes. Para tanto, fizemos uma análise documental, com destaque para a legislação que disciplina o processo de atribuição de aulas aos professores temporários na rede estadual paulista e atas de atribuição de aulas, bem como aplicamos questionários e realizamos entrevistas semi-estruturadas com professores de Filosofia e Artes, cujas segundas licenciaturas, obtidas em cursos aligeirados, tenham possibilitado a esses docentes o ingresso nessas áreas, na condição de professores temporários. Os dados coletados e analisados apontam que as principais dificuldades relatadas pelos docentes dizem respeito ao aluno, à indisciplina, à falta de materiais e espaços adequados para o trabalho, e não propriamente a relação com o conhecimento, prevalecendo a imagem de que a má qualidade da educação pública é reflexo da falta de participação da família e de comprometimento por parte dos alunos. Outro aspecto apontado pelos entrevistados referente às dificuldades enfrentadas na docência relaciona-se ao desprestígio das disciplinas Artes e Filosofia no currículo, por ocuparem um papel secundário, se comparado à importância de Português e Matemática que, inclusive, possuem maior representação na matriz curricular em relação à quantidade de aulas semanais. Por outro lado, o impacto dessa formação aligeirada pode ser vislumbrado na maneira pela qual estes docentes estão construindo suas práticas pedagógicas e suas relações com os alunos e com o ensino propriamente dito.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Midiã Olinto de. A formação docente e os mecanismos de contratação de professores temporários na rede estadual paulista: o trabalho docente entre as demandas de formação e de empregabilidade. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
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