Formas de tratamento da diversidade étnica racial nos livros didáticos de português avaliados pelo PNLD-2010

Data
2011-12-09
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
This present final paper seeks to present some thoughts on race relations present in nine collections of Portuguese textbooks for the first segment of Elementary School (1st to 5th year) that have been evaluated by the National Program Textbook in its 2010 edition. This aspect has great importance for the Education sector, since it seeks to complete the studies already existing in relation to the racial issue and textbooks. Our goal is also to understand how race relations have been present in our society since times of Slavery. Our main objectives are: (a) understand how race relations are presented in Portuguese textbooks and which elements are used to expose the subject for children. This is a qualitative research and that part of a literature search to examine race relations. Our research related public policies and PNLD use several literature sources, as Silva (2008), Munanga (2008), Valente (1987), Silva (2008), Costa Val e Castanhera (2005), Batista (2003, 2005), Rojo (2005, 2009). Hereupon it has been analyzed 30 books from nine collections approved by PNLD-2010, enabling the establishment four ways of addressing the issue. After this research we have obtained as a result, data that told us that race relations are approached in the textbooks, even though we have not found a great amount of examples based on the number of Portuguese Textbooks analyzed. Many use elements such as art and culture to expose the subject without requiring an extensive exploration. There were not a lot of examples that have addressed the issue with ramifications activities and stood out, some examples showed only the racial issue without exploration of the theme.
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre as relações raciais presentes em nove coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa para o primeiro segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano) que foram avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em sua edição de 2010. Este tema é de grande relevância para área da Educação, uma vez que visa complementar os estudos já existentes em relação à temática racial e os livros didáticos. Temos como objetivo também entender como as relações raciais perpassam pela sociedade desde a escravidão aos livros didáticos. Nossos objetivos principais são: (a) entender como são apresentadas as relações raciais nos livros didáticos de língua portuguesa e (b) quais os elementos são utilizados para expor à temática para crianças. Essa é uma pesquisa qualitativa e que parte de uma pesquisa bibliográfica para analisar as relações raciais. Nossa pesquisa relaciona políticas públicas e o PNLD, por isso utilizamos diversas fontes bibliográficas, como Silva (2008), Munanga (2008), Valente (1987), Costa Val e Castanhera (2005), Batista (2003, 2005), Rojo (2005, 2009). Analisamos 30 livros didáticos de Língua Portuguesa de nove coleções aprovados pelo PNLD-2010, possibilitando o estabelecimento de duas formas de tratamento da questão. Após a realização desta pesquisa, obtivemos como resultados, dados que nos disseram que as relações raciais são abordadas nos Livros didáticos de forma pontual e tímida, uma vez que encontramos poucos exemplos diante do número de LDs analisados. Muitos usam elementos como a arte e a cultura para expor o tema sem necessitar de uma ampla exploração. Poucos foram os exemplos que abordaram a temática com desdobramentos em atividades e alguns exemplos apenas apresentaram a temática racial sem exploração do tema.
Descrição
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FERREIRA, Bruna Gomes. Formas de tratamento da diversidade étnica racial nos livros didáticos de português avaliados pelo PNLD-2010. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2011.
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