“São Paulo faz escola”: um olhar sobre o Caderno de Arte do 8º ano

Data
2010
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
The present paper aims to investigate the teaching of Art that is established trough the course program proposal called “Sao Paulo faz escola” by choosing as one of the objects of analysis the Student’s Notebook of the discipline of Art. The research in question is considered of qualitative nature and has theoretical reference Perrenoud and Pimenta in education, contributing to the concept of reflective teacher in the scenario of pedagogical action in a given material condition. Data collection was conducted by semi-structured interviews in two state schools, one of the city of Guarulhos and the other of Tambaú. Since it is a unique material for all schools, it was started with the hypothesis that the Notebooks could not predict the reality of the subjects or the institutions themselves. Since the Course Program Proposal of the State of São Paulo was planned in order to contribute to all students of the same age to have the opportunity to have the same learning process, it was found within the interviews and analysis of the Student’s Notebook of Art of the 8th grade of Elementary School that the material does not develop significant concepts in art and does not interfere significantly on students learning, since some teachers choose not to use the material.
O presente trabalho tem por objetivo investigar o ensino da Arte que se estabelece por meio da proposta curricular denominada “São Paulo faz escola” escolhendo como um dos objetos de análise o Caderno do Aluno da disciplina de Arte. A pesquisa em pauta é considerada de natureza qualitativa e tem como referencial teórico Perrenoud e Pimenta na educação, contribuindo para o conceito de professor reflexivo no cenário da ação pedagógica em dada condição material. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas em duas escolas estaduais, sendo uma da cidade de Guarulhos e a outra de Tambaú. Por se tratar de um material único para todas as escolas, partiu-se da hipótese de que os Cadernos poderiam não prever a realidade dos sujeitos ou das próprias instituições. Já que a Proposta Curricular do Estado de São Paulo foi planejada de modo a contribuir para que todos os alunos de mesma idade tivessem a oportunidade de ter o mesmo percurso de aprendizagem, constatou-se perante os depoimentos e da análise do Caderno do Aluno de Arte do 8º ano do Ensino Fundamental II, que o material não desenvolve conceitos expressivos na arte e não interfere de modo significativo na aprendizagem dos alunos, já que alguns professores optam em não utilizar o material.
Descrição
Citação
BASSINELLO, Ieda. “São Paulo faz escola”: um olhar sobre o Caderno de Arte do 8º ano. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
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