A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)
Data
2011
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
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Título de Volume
Resumo
This paper aims to raise from the available database of thesis and papers from CAPES, researches done at the Brazilian universities scope from 1996 to 2010 about the process of school inclusion of students with Down Syndrome, and has the objective of knowing and discussing how this theme is dealt in the academic production, it means, discussing how the school inclusion of this students is approached, the difficulties, challenges and the possibilities that are more mentioned on papers about this theme. It was selected and analyzed fifty eight summaries that were based on the following aspects: the year of publication, the level of the research (master’s or doctor’s degree), the institutes where the researches were done, the themes discussed and the results. The analysis of these summaries gave me the opportunity to see that there are a lot of critics to the ways of how the process of inclusion has been done in Brazil, this process has had difficulties and controversies, however, it also shows the possibilities of concreting this, its benefits, points out the importance of these kids’ right to go to school be permanent and as a result it promotes a change of the ways of education for these students. The research is based on the contributions of authors that talk about this theme into the special education area and also Vygotski historical-cultural psychology contributions that focus on the development and education of unable children with a social perspective
A presente pesquisa tem por objetivo levantar, nos dados disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, pesquisas realizadas no âmbito de universidades brasileiras, no período entre 1996 a 2010, sobre o processo de inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down, com o fim de conhecer e discutir, como o tema é abordado na produção acadêmica, ou seja, como a inclusão escolar desses alunos é descrita e discutida, quais as dificuldades, os desafios e as possibilidades mais apontados nos trabalhos sobre o tema. Foram selecionados e analisados cinqüenta e oito resumos a partir dos seguintes aspectos: os anos de publicação, o nível de pesquisa (mestrado ou doutorado), as instituições onde as pesquisa foram realizadas, os temas tratados e os resultados. A análise dos resumos possibilitou verificar que muitas são as críticas às formas como o processo de inclusão vem sendo realizado no país, este processo tem sido permeado por dificuldades e suscitado polêmicas, entretanto também são apontadas as possibilidades de concretização deste e seus benefícios, destacando a sua importância para a efetivação do direito dessas crianças à escola e, consequentemente, pelo que pode desencadear de transformação dos modos de conceber esses alunos e fazer sua educação. A pesquisa toma como fundamento teórico as contribuições de autores que abordam o tema no campo da educação especial e as contribuições da psicologia histórico-cultural de Vygotski, que enfoca o desenvolvimento e a educação de crianças com deficiência de uma perspectiva social.
A presente pesquisa tem por objetivo levantar, nos dados disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, pesquisas realizadas no âmbito de universidades brasileiras, no período entre 1996 a 2010, sobre o processo de inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down, com o fim de conhecer e discutir, como o tema é abordado na produção acadêmica, ou seja, como a inclusão escolar desses alunos é descrita e discutida, quais as dificuldades, os desafios e as possibilidades mais apontados nos trabalhos sobre o tema. Foram selecionados e analisados cinqüenta e oito resumos a partir dos seguintes aspectos: os anos de publicação, o nível de pesquisa (mestrado ou doutorado), as instituições onde as pesquisa foram realizadas, os temas tratados e os resultados. A análise dos resumos possibilitou verificar que muitas são as críticas às formas como o processo de inclusão vem sendo realizado no país, este processo tem sido permeado por dificuldades e suscitado polêmicas, entretanto também são apontadas as possibilidades de concretização deste e seus benefícios, destacando a sua importância para a efetivação do direito dessas crianças à escola e, consequentemente, pelo que pode desencadear de transformação dos modos de conceber esses alunos e fazer sua educação. A pesquisa toma como fundamento teórico as contribuições de autores que abordam o tema no campo da educação especial e as contribuições da psicologia histórico-cultural de Vygotski, que enfoca o desenvolvimento e a educação de crianças com deficiência de uma perspectiva social.
Descrição
Citação
SILVA, Luciana Aparecida Marques da. A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010). Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2011.