Entre mil acordes dissonantes: múltiplos aspectos da música popular brasileira dos anos sessenta
Data
2012
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
In the last decades, it has been growing interest and awareness about new sources and historical elements related to our culture, specifically in the modern Brazilian popular music, named with the acronym MPB since the 60 years, theme of choice in this work, when bossa-nova introduced a new speech sound, and others kind of music were being inserted in parallel, like rock'n roll, who turned “ie-ie-ie” in Brasil, leading a movement called jovem-guarda, and also those, that in specific context, were born from bossa nova, generating postures of protests and others more intimate. Permeating all of this, counterculture, musical festivals were being disseminated in the environment youngster people and student and peace movements, giving the new behavioral tones that were subtly changing the scale of values of society, transforming its customs, despite all the repression and censorship imposed by the military dictatorship. Thus, our MPB becomes an important research tool, by which we can track dreams, ideals, feelings and experiences of a generation that revolutionized the world singing, while the consumption of the cultural industry was establishing itself. This research aimed to list these aspects, which study and reflection become necessary to make a conscious revival of the evolutionary line of our MPB.
Nas últimas décadas, vem crescendo o interesse e a percepção acerca de novas fontes e elementos históricos relacionados à nossa cultura, mais especificamente à moderna música popular brasileira, batizada com a sigla MPB a partir dos anos 60, temática privilegiada neste trabalho, quando a bossa-nova introduziu um novo discurso sonoro, além de outras vertentes que se inseriram paralelamente, como o rock’n roll, que no Brasil virou iê-iê-iê, liderando a jovem guarda, e também as que, num determinado contexto, se nutriram do próprio estilo bossanovista, gerando posturas de protestos e outras mais intimistas. Permeando tudo isso, a contracultura, os festivais de música sendo disseminados nos ambientes jovens e nos movimentos estudantis e pacifistas, dando os novos tons comportamentais que, sutilmente foram mudando a escala de valores da sociedade, transformando seus costumes, apesar de toda repressão e censura instituídas pela ditadura militar. Dessa forma, a nossa MPB passa a se constituir numa importante ferramenta de pesquisa, através da qual podemos rastrear sonhos, ideais, sentimentos e vivências de uma geração que revolucionou o mundo cantando, enquanto a indústria cultural de consumo ia se firmando. Este trabalho buscou elencar estes aspectos, cujo estudo e reflexão fazem-se necessários para uma consciente retomada da linha evolutiva da nossa MPB.
Nas últimas décadas, vem crescendo o interesse e a percepção acerca de novas fontes e elementos históricos relacionados à nossa cultura, mais especificamente à moderna música popular brasileira, batizada com a sigla MPB a partir dos anos 60, temática privilegiada neste trabalho, quando a bossa-nova introduziu um novo discurso sonoro, além de outras vertentes que se inseriram paralelamente, como o rock’n roll, que no Brasil virou iê-iê-iê, liderando a jovem guarda, e também as que, num determinado contexto, se nutriram do próprio estilo bossanovista, gerando posturas de protestos e outras mais intimistas. Permeando tudo isso, a contracultura, os festivais de música sendo disseminados nos ambientes jovens e nos movimentos estudantis e pacifistas, dando os novos tons comportamentais que, sutilmente foram mudando a escala de valores da sociedade, transformando seus costumes, apesar de toda repressão e censura instituídas pela ditadura militar. Dessa forma, a nossa MPB passa a se constituir numa importante ferramenta de pesquisa, através da qual podemos rastrear sonhos, ideais, sentimentos e vivências de uma geração que revolucionou o mundo cantando, enquanto a indústria cultural de consumo ia se firmando. Este trabalho buscou elencar estes aspectos, cujo estudo e reflexão fazem-se necessários para uma consciente retomada da linha evolutiva da nossa MPB.
Descrição
Citação
FERNANDES, Maria Lúcia. Entre mil acordes dissonantes: múltiplos aspectos da música popular brasileira dos anos sessenta. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2012.