A política invade a cena: vida teatral do Rio de Janeiro entre 1831 e 1843
Data
2014
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This project wants to continue research on the process of transforming the theater into a new political and artistic space, with the goal of making an analysis of the formation and diffusion of a theatrical life in the City of Rio de Janeiro between 1831 and 1843 in this troubled period the history of Brazil and also one of the richest and unique in terms of organization, discussion and political participation. Thus, far from the theater mean only a place of amusement, was configured as a space of political sociability, where they dramatize the daily life of the city, being one of the main leisure and as well as the press, an environment of intense power struggles, the diffusion of ideas, the desire to see and be seen, the intertwining of public and private space for the expression of gestures, actions and beliefs of the population. The theater reflected the anxieties, fears, influences and shapes the relationship of a city that was intended civilized and modern, which aimed at building a national identity and memory essential to the claim construction of the nation-state. In this context, the definitions and proposals for the formation of the Brazilian theater, and the subsequent production of the historiography of Brazilian theater until today relate to this initial development of a multifaceted political culture and the cultural ambience of the first half of the nineteenth century.
Esta monografia deseja refletir sobre a vida teatral na Cidade do Rio do Janeiro entre 1831 e 1843, período conturbado da história do Brasil e também um dos mais ricos e singulares em termos de organização, discussão e participação política. Neste contexto, o teatro, longe de significar somente um local de diversão, configurou-se como um espaço de sociabilidade política, onde se teatralizava a vivência cotidiana da cidade, sendo um dos principais locais de lazer e política, um ambiente de intensas disputas pelo poder, pela difusão de ideias, do desejo ver e ser visto, do entrelaçamento entre espaço público e privado, para a expressão dos gestos, ações e opiniões da população. O teatro refletia os anseios, os medos, as influências e formas de relacionamento de uma cidade que se pretendia civilizada e moderna, que visava à construção de uma identidade e memória nacional, essencial para a afirmação da construção do Estado-nacional. As definições e as propostas para a formação do Teatro Brasileiro, e a produção posterior da historiográfica sobre o teatro, estão entrelaçadas a este desenvolvimento inicial, de uma cultura política multifacetada e da ambiência cultural da primeira metade do século XIX.
Esta monografia deseja refletir sobre a vida teatral na Cidade do Rio do Janeiro entre 1831 e 1843, período conturbado da história do Brasil e também um dos mais ricos e singulares em termos de organização, discussão e participação política. Neste contexto, o teatro, longe de significar somente um local de diversão, configurou-se como um espaço de sociabilidade política, onde se teatralizava a vivência cotidiana da cidade, sendo um dos principais locais de lazer e política, um ambiente de intensas disputas pelo poder, pela difusão de ideias, do desejo ver e ser visto, do entrelaçamento entre espaço público e privado, para a expressão dos gestos, ações e opiniões da população. O teatro refletia os anseios, os medos, as influências e formas de relacionamento de uma cidade que se pretendia civilizada e moderna, que visava à construção de uma identidade e memória nacional, essencial para a afirmação da construção do Estado-nacional. As definições e as propostas para a formação do Teatro Brasileiro, e a produção posterior da historiográfica sobre o teatro, estão entrelaçadas a este desenvolvimento inicial, de uma cultura política multifacetada e da ambiência cultural da primeira metade do século XIX.
Descrição
Citação
SAMPAIO, Josiane Nunes Machado. A política invade a cena: vida teatral do Rio de Janeiro entre 1831 e 1843. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.