O contrário da opressão: o político subjetivo na obra em vídeo de Letícia Parente (1975 – 1982)

Data
2017
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Video art is part of the process of aesthetic experimentalism in contemporary Brazilian art, a clear reflection of the country's cultural context. The objective of this work is to relate the period of relaxation of the Brazilian Military Dictatorship with the artistic production in video of the artist Letícia Parente between 1975 and 1982. From the study of audiovisual sources, supported by the investigations of the New History, from the Escola dos Annales, it is evidenced the filming that appear the questions of the body, the artist as work of art, as active subject. We take into account the line of research on the History of Women, which is to understand if the theories of gender studies and social feminist theory fit the problems of the work.
A videoarte faz parte do processo de experimentalismo estético na arte contemporânea brasileira, reflexo claro da conjuntura cultural do país. O objetivo deste trabalho é relacionar o período de distensão da Ditadura Militar Brasileira com a produção artística em vídeo da artista Letícia Parente entre os anos 1975 e 1982. A partir do estudo das fontes audiovisuais, respaldado pelas investigações da Nova História, procedente da Escola dos Annales, são evidenciadas as filmagens que figuram as questões do corpo, a artista como obra de arte, como sujeito ativo. Levase em conta a linha de pesquisa sobre a História das Mulheres, o que concerne compreender se as teorias de estudos de gênero e a teoria feminista social se enquadram nas problemáticas dos trabalhos.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Gabriela Costa de. O contrário da opressão: o político subjetivo na obra em vídeo de Letícia Parente (1975 – 1982). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2017.
Coleções