O Triunfo da Imagem : A construção da imagem de Júlio César no Bellum Civile face à agonia da república romana

Data
2016
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The image of Gaius Julius Caesar is widely disseminated in western history with a large number os scholars devoting their lifes to study his life and achievements. In those studies is remarkable not only the construction hand in hand with a elaboration about his presence and performance in the Roman history, but also the accomplishment of a more impressive image of himself. This image is not a posteriori outcome created by third parties who wrote about Caesar and his background, it is Caesar’s product, as illustrated in Commentarii de Bello Gallico (Commentaries on the Gallic War) and Bellum Civile (Civil War). In this two works Caesar seems to elaborate a comprehensive plan of his image along with the senate and Romans using his discursive capability to create a range of ideas and arguments which lead him to the position of Rome and Romans defensor: due to the self-imagem established by Caesar for contemporaries and posterity. The analyses of these two works listed, which were made in the light of contemporary historiographical criticism, allow an aproach of this ideal of himself created by the author. Regarding the documentary corpus delimitation we opt to work with Bellum Civile as the main source. On one hand we seek to identify the discursive mechanisms used by Caesar to built his self-image, whereas to relate it to Caesar’s political interests in Rome through the analysis of his increasing power over his cursus honorum to do so.
A figura de Caio Júlio César é amplamente difundida na história ocidental, sendo extenso o número de estudiosos que se dedicaram a estudar sua vida e seus feitos. Nestes estudos, é notável não só a construção, a par e passo, de uma elaboração sobre a sua presença e sobre a sua atuação na história romana, mas também a realização da monumentalização de sua imagem. E essa imagem não é apenas um efeito a posteriori, criada por terceiros que escreveram a seu respeito e a respeito de seu contexto, mas também um produto do próprio Ceśar, como exemplificam os Commentarii de Bello Gallico e o Bellum Ciuile. Nessas obras, César parece elaborar um amplo plano de construção de sua imagem junto ao Senado e aos romanos, fazendo-se valer de sua habilidade discursiva para criar uma gama de ideias e argumentos que o alçam à condição de defensor de Roma e dos romanos: tal é a auto-imagem estabelecida por César para seus contemporâneos e para a posteridade. A análise das duas obras aqui arroladas, a qual fora efetuada à luz da crítica historiográfica contemporânea, nos permite uma aproximação desse ideal de si construído pelo seu autor. Pela delimitação do corpus documental, optou-se por trabalhar com o Bellum Ciuile como fonte principal. Procuraremos, por um lado, identificar os mecanismos discursivos utilizados por César na construção de sua autoimagem; por outro, buscaremos relacionar essa construção aos interesses políticos de César em Roma, utilizando-se a análise do aumento crescente de seu poder ao longo de seu cursus honorum como meio para tanto.
Descrição
Citação
PARENTE, Cauã Pitta. O Triunfo da Imagem : A construção da imagem de Júlio César no Bellum Civile face à agonia da república romana. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.
Coleções