Sociologia no ensino médio na percepção dos estudantes
Data
2010
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This paper addresses the question of sociology in high school, with the primary objective discussion and reflection on students' perceptions regarding the discipline. To this end we chose to follow a path that part of the process of institutionalization of the discipline toward the reflections that seek to produce this work. Thus, the paper intends to initially describe the paths of discipline to his offer mandatorily in high school for all schools nationwide. After this broader approach, we address some issues relating to the offering of sociology at the educational institution where the research was conducted: Escola Estadual Professor Alberto Bacan; to finally describe and discuss the results of research conducted.
O presente trabalho aborda a questão da Sociologia no ensino médio, tendo como principal objetivo a discussão e reflexão acerca da percepção dos estudantes em relação à disciplina. Para tanto, optamos por percorrer um caminho que parte dos processos de institucionalização da disciplina em direção às reflexões que buscamos produzir com este trabalho. Desta forma, o trabalho pretende, inicialmente, descrever os caminhos percorridos pela disciplina até o seu oferecimento de forma obrigatória no ensino médio por todas as escolas do país. Após esta abordagem mais ampla, buscamos tratar de algumas questões relacionadas ao oferecimento da Sociologia na instituição de ensino em que a pesquisa foi realizada: Escola Estadual Professor Alberto Bacan; para, finalmente, descrevermos e discutirmos os resultados das pesquisas realizadas.
O presente trabalho aborda a questão da Sociologia no ensino médio, tendo como principal objetivo a discussão e reflexão acerca da percepção dos estudantes em relação à disciplina. Para tanto, optamos por percorrer um caminho que parte dos processos de institucionalização da disciplina em direção às reflexões que buscamos produzir com este trabalho. Desta forma, o trabalho pretende, inicialmente, descrever os caminhos percorridos pela disciplina até o seu oferecimento de forma obrigatória no ensino médio por todas as escolas do país. Após esta abordagem mais ampla, buscamos tratar de algumas questões relacionadas ao oferecimento da Sociologia na instituição de ensino em que a pesquisa foi realizada: Escola Estadual Professor Alberto Bacan; para, finalmente, descrevermos e discutirmos os resultados das pesquisas realizadas.
Descrição
Citação
SANTOS, Raul Ferreira dos. Sociologia no ensino médio na percepção dos estudantes. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.