A Questão da Morte Bela nos Filmes: Mar Adentro e Você Não Conhece Jack
Data
2013
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The purpose of this study is analyzing the conception the “beautiful death”. This is a polemic topic that has created many controversies, and has involved, in this debate many philosophic and social concepts. The concepts about death have change with over time. For many people, it is a controversial phenomenon, because, at one side there are people that think it is the end of all; in the other side, is who see the end of material life, these admit continuity in spiritual plan. There are many men, even, see death like a biologic phenomenon, between the others phases of the life. In specific event of sociology, this is accepted and studded like social phenomenon. To study this death thematic like a social problem, we´ll consult main these authors: Philippe Ariès (2003), Norbert Elias (2001) and Rachel Aisengart Menezes (2004). The movies had analyzed were: Mar Adentro (2004) and Do You Know Jack (2010), these are two works show and develop the conception of ‘beautiful death’ in the cinema and were based on real facts adaptations.
O objetivo deste trabalho é analisar a noção de “morte bela”. O assunto é polêmico e tem gerado muitas controvérsias, envolvendo, na sua discussão, vários conceitos filosóficos e sociais. As concepções sobre a morte têm se alterado no decorrer dos tempos. Para muitos é um fenômeno controverso, pois, de um lado, existem os que a entendem como o fim de tudo; de outro, os que a consideram como fim da vida material, aceitando a continuidade no plano espiritual. Para muitos, ainda, a morte se apresenta como fenômeno biológico, ao lado das outras fases da vida. No caso específico da sociologia, por seu turno, ela é vista e estudada como fenômeno social. Para estudar a temática da morte como problema sociológico, utilizaremos, principalmente, os seguintes autores: Philippe Ariès (2003), Norbert Elias (2001) e Rachel Aisengart Menezes (2004). Os filmes a serem analisados são Mar Adentro (2004) e Você não conhece Jack (2010), duas obras que apresentam e desenvolvem a temática da “morte bela” no cinema a partir de adaptações comumente chamadas de “casos reais”.
O objetivo deste trabalho é analisar a noção de “morte bela”. O assunto é polêmico e tem gerado muitas controvérsias, envolvendo, na sua discussão, vários conceitos filosóficos e sociais. As concepções sobre a morte têm se alterado no decorrer dos tempos. Para muitos é um fenômeno controverso, pois, de um lado, existem os que a entendem como o fim de tudo; de outro, os que a consideram como fim da vida material, aceitando a continuidade no plano espiritual. Para muitos, ainda, a morte se apresenta como fenômeno biológico, ao lado das outras fases da vida. No caso específico da sociologia, por seu turno, ela é vista e estudada como fenômeno social. Para estudar a temática da morte como problema sociológico, utilizaremos, principalmente, os seguintes autores: Philippe Ariès (2003), Norbert Elias (2001) e Rachel Aisengart Menezes (2004). Os filmes a serem analisados são Mar Adentro (2004) e Você não conhece Jack (2010), duas obras que apresentam e desenvolvem a temática da “morte bela” no cinema a partir de adaptações comumente chamadas de “casos reais”.
Descrição
Citação
MOURA, Felipe Rolin de. A Questão da Morte Bela nos Filmes: Mar Adentro e Você Não Conhece Jack. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.