A representação das mulheres no cinema marginal

Data
2022-07-30
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta pesquisa busca apresentar um estudo crítico da representação das mulheres de um conjunto de filmes do cinema brasileiro conhecido como Cinema Marginal. A partir dos filmes: A Mulher de Todos (1969), Cuidado Madame (1970) e Copacabana Mon Amour (1970), serão analisadas as personagens mulheres e como elas foram representadas nas produções fílmicas. O estudo se propõe a investigar até que ponto essas personagens foram inovadoras para a filmografia brasileira na medida em que desconstroem papéis de gênero e apresentam-se como personagens esféricas. O trabalho investiga a construção da imagem das mulheres e aborda o contexto histórico-social-político durante o período das produções fílmicas e as relações que se estabelecem entre a produção e seu tempo. As trilhas sonoras, bem como as múltiplas referências artísticas apresentadas nos filmes, também foram analisadas e discutidas em diálogo com suas respectivas funções dentro das obras, criando assim uma análise que se propõe multifatorial. Em termos teóricos, a análise foi feita valendo-se principalmente das teorias feministas do cinema, de críticas fílmicas e abordagens sociológicas.
This research seeks to present a critical study of the representation of women in a set of Brazilian cinema known as Cinema Marginal. Based on the films: A Mulher de Todos (1969), Cuidado Madame (1970) and Copacabana Mon Amour (1970), this study will analyze its women characters and how they were represented. The study proposes to investigate to what extent these characters were innovative for Brazilian filmography. The analysis was made using mainly the feminist theories of cinema. Thus, the work proposes to investigate the construction of the character’s image, in addition to approaching the historical-social-political context during the period of film productions.
Descrição
Citação
Pré-visualização PDF(s)