Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários

Data
2023-02-28
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
A presente dissertação tem como tema um estudo sobre canção, intertextualidade e referenciação em anúncios publicitários, buscando analisar os efeitos de sentidos que são produzidos nesse gênero textual por meio dos elementos linguísticos presentes, das relações de sentidos que são propostas com a intertextualidade, do processo de referenciação e, como se dá a relação entre intertextualidade, referenciação e multimodalidade nos anúncios publicitários escolhidos. O corpus da pesquisa é composto pelos anúncios publicitários “EX4GERADO - Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015” e “Claro – Os pais vão invadir a internet (2014)”, ambos com canções do chamado Brock como fios condutores. As questões que orientam o estudo são: qual é a funcionalidade das canções nesses anúncios publicitários? Quais relações de sentidos são geradas por meio da intertextualidade e os processos de referenciação? Como ocorre a seleção dos elementos linguísticos e que efeitos produzem? Como se dá a relação entre canção, imagem e escrita nos anúncios publicitários? Esses materiais são analisados com base nos seguintes procedimentos: identificação dos elementos linguísticos e seus efeitos de sentidos na composição do anúncio (CARVALHO, 2014); análise da canção e gênero discursivo (MENEZES, 2012); análise dos aspectos intertextuais e referenciais (KOCH, 2009; KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008); análise da relação entre canção, imagem e escrita, focalizando a multimodalidade (ROJO et al., 2012). Os resultados indicam que, de forma multimodal, os anúncios se apropriam dos significados das canções, intertextos e referentes para construir os seus significados, divulgando suas marcas e incitando os interlocutores ao consumo.
Esta disertación tiene como tema un estudio sobre la canción, intertextualidad y referenciación en los anuncios, buscando analizar los efectos de sentido que se producen en este género textual a través de los elementos lingüísticos presentes, las relaciones de sentido que se proponen con la intertextualidad, el proceso de referenciación y cómo la relación entre intertextualidad, referenciación y multimodalidad se da en los anuncios elegidos. El corpus de la investigación está compuesto por los anuncios “EX4GERADO – Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015” y “Claro – Os pais vão invadir a internet (2014)”, ambos con canciones del llamado Brock como hilos conductores. Las preguntas que guían el estudio son: ¿cuál es la funcionalidad de las canciones en estos anuncios? ¿Qué relaciones de sentido se generan a través de la intertextualidad y los processos de referenciación? ¿Cómo se produce la selección de elementos lingüísticos y qué efectos producen? ¿Cómo es la relación entre canción, imagen y escritura en los anuncios? Los materiales son analizados a partir de los siguientes procedimientos: identificación de elementos lingüísticos y sus efectos de sentidos en la composición del anuncio (CARVALHO, 2014); análisis de la canción y género discursivo (MENEZES, 2012); análisis de aspectos intertextuales y referenciales (KOCH, 2009; KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008); análisis de la relación entre canción, imagen y escritura, centrándose en la multimodalidad (ROJO et al., 2012). Los resultados indican que, de forma multimodal, los anuncios se apropian de los significados de las canciones, intertextos y referencias para construir sus significados, publicitando sus marcas y animando a los interlocutores a consumir.
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SANTOS, Anderson P. S. dos. Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários. São Paulo, 2023 – 95 f.
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