Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940)

View/ Open
Date
2023-02-14Author
Costa, Diego Maia da [UNIFESP]
Advisor
Toledo, Edilene Teresinha [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Hunting beasts in Aruanã for the “soul” of Brazil: Líbero Luxardo and the images of the Pantanal (1930-1940)Abstract
O trabalho empreende um exame crítico da obra cinematográfica confeccionada por
Líbero Luxardo entre 1930 e 1940 no estado do Mato Grosso. Duas hipóteses tangenciam a
dissertação. A primeira é de que as produções ficcionais inaugurais do cineasta de origem
paulista radicado no Pantanal brasileiro - Alma do Brasil (1932), Caçando Feras (1936) e
Aruanã (1938) – estavam acordes com as reverberações políticas da Era Vargas, período
marcado pela eclosão e afirmação de um regime autoritário que buscou, sob múltiplas formas,
a legitimação de sua ideologia nacionalista. A segunda hipótese, visualizada a partir do plano
cultural, é de que os três filmes supracitados se relacionaram intimamente com uma corrente
do movimento modernista brasileiro, o verdeamarelismo. A valoração cintilante do exotismo
sertanejo do “Brasil desconhecido” e a busca incessante pelas raízes autênticas da nação
ganharam contornos de protagonista nas projeções fílmicas divulgadas por Líbero Luxardo
durante a segunda metade da década de 1930. This work makes a critical examination of the cinematographic work produced by
Libero Luxardo between 1930 and 1940 in the state of Mato Grosso (Brazil). Two hypotheses
cross the dissertation. The first is that the first fictional production of this filmmaker from São
Paulo and based in the Brazilian Pantanal - Alma do Brasil (1932), Caçando Feras (1936) and
Aruanã (1938) - were in tune with the political reverberations of the Vargas Era, a period
marked by the outbreak of and the affirmation of an authoritarian regime that sought, in various
ways, to legitimize its nationalist ideology. The second hypothesis, seen from the cultural point
of view, is that the three mentioned films are closely related to a line of the Brazilian modernist
movement: the yellow-green. The effervescent appreciation for the rural exoticism of an
"unknown Brazil" and the search for the nation's authentic roots gained protagonism contours
in the cinematographic projections launched by Líbero Luxardo in the mid-1930s.
Citation
COSTA, Diego Maia da. Caçando Feras em aruanã pela "alma" do Brasil: Líbero Luxardo e as imagens do Pantanal (1930-1940). 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.Keywords
Cinema no Mato GrossoLíbero Luxardo
Modernismo
Cinema na Era Vargas
Bandeirantismo no Cinema
Cinema in Mato Grosso
Libero Luxardo
Cinema in the Vargas Era
"Bandeirantismo" in the cinema
Modernism
Sponsorship
Não recebi financiamentoCollections
- PPG - História [216]
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Entre prescrições e lições: as perspectivas da série apontamentos para o ensino de história no estado de São Paulo (1986 - 1993)
Silva, Claudio Eduardo Da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-13)Ce travail a pour objectif sonder l’histoire récente de l’enseignement d’histoire au Brésil, plus précisément dans l’état de São Paulo. La recherche a été développée à travers l’analyse d’un matériau didactique de la ...
-
A Produção De Bens Culturais No Brasil: Um Estudo Sobre O Polo Cinematográfico De Paulínia/Sp
Gomes, Cleber Fernando [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-11)This study presents a research on the Paulínia Cinematographic Pole located in the interior of the State of São Paulo/Brazil. The objective was to make an analysis of the activities of the Paulínia Cinematographic Pole in ...
-
O Cinema Periférico LGBTQIA+ pela Perspectiva do Coletivo Gleba do Pêssego
Sant'Anna, Guilherme Candido Domingues [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-19)A pesquisa estuda o trabalho do coletivo audiovisual periférico LGBTQIA+, majoritariamente não-branco, Gleba do Pêssego, passando e comentando todos os seus trabalhos desde 2015 até o ano de 2022. Utilizando dos conceitos ...