• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise do contato e opiniões de profissionais de saúde do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais, Escola Paulista de Medicina/Unifesp, sobre o uso do prontuário eletrônico do paciente

Thumbnail
View/Open
Dissertação- Vinicius Domingos de Moura Mestrado.pdf (2.368Mb)
Date
2023-03-30
Author
Moura, Vinicius Domingos de [UNIFESP]
Advisor
Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado profissional
Metadata
Show full item record
Abstract
Objetivos: Este estudo teve por objetivo geral analisar o contato e as opiniões de profissionais de saúde do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais, Escola Paulista de Medicina/UNIFESP sobre o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Método: Foi realizado um estudo quantitativo, de desenho transversal e caráter descritivo. A amostra foi composta pelos profissionais de saúde do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais que tinham contato com o PEP e que aceitaram participar do estudo (n = 39). Eles preencheram um questionário sobre suas características gerais, seu contato com o PEP e suas opiniões sobre o PEP. Os dados sofreram análise estatística descritiva possibilitando um panorama geral, considerando individualmente cada pergunta dos três blocos de questões: caracterização da/os participantes, contato com o PEP e opiniões sobre o PEP. O teste do qui-quadrado foi utilizado para comparar a distribuição percentual das respostas entre as diversas características da/os participante (idade, gênero, formação profissional, grau de escolaridade, tempo de trabalho no Departamento e autoavaliação sobre seu domínio de informática). Resultados: De forma geral, o contato dos participantes com o PEP era frequente, as opiniões eram positivas e nenhuma característica dos participantes esteve associada com a resposta à pergunta “Meu desempenho na assistência à saúde é melhor com o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente”. A grande maioria dos participantes considerou que o PEP armazena os dados com segurança, diminui erros, reduz custos e proporciona melhor desempenho na assistência. Além disso, a grande maioria se sentia capacitada para usar o PEP. Entretanto, mais da metade da amostra não considerou o PEP amigável e cerca de 45,3% da amostra o considerou desatualizado. Conclusões: O uso clínico do PEP era frequente e bem avaliado. Contudo, há a necessidade de investimentos, atualizações e treinamentos constantes. A falta de associação entre as características dos participantes com a resposta à pergunta “Meu desempenho na assistência à saúde é melhor com o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente” demonstra que o PEP beneficia o desempenho de profissionais com características discrepantes.
Keywords
Prontuário eletrônico do paciente
Gestão em Saúde
Informática em Saúde
URI
https://repositorio.unifesp.br/11600/67277
Collections
  • Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular [117]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV