Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto do uso de lentes filtrantes em pacientes com baixa visão(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-15) Silva, André Leite da [UNIFESP]; Ferraz, Nívea Nunes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0768359963029007; http://lattes.cnpq.br/2071541530048879Objetivo: Pacientes com baixa visão podem ser favorecidos por programas de habilitação e reabilitação visual para potencialização e melhor uso da visão residual por meio da adaptação de recursos de tecnologia assistiva. Dentre estes recursos estão as lentes filtrantes, que visam promover a atenuação das radiações luminosas que atingem os olhos, proporcionando conforto, proteção e melhora da visão funcional, principalmente quando há queixa de fotofobia e ofuscamento. Desta forma, este estudo teve por objetivo investigar a melhora do conforto visual e o impacto nas funções visuais com o uso de lentes filtrantes em pacientes com baixa visão. Métodos: Foram incluídos participantes que obedeciam aos seguintes critérios de inclusão: idade maior ou igual a 10 anos; acuidade visual (AV) para longe no melhor olho com a melhor correção óptica entre 0,6 logMAR e 1,3 logMAR; queixa de fotofobia e sintomas associados; assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido para participação em pesquisa. Foi elaborado e aplicado em entrevistas individuais um Questionário de Impacto Visual Funcional por Fotofobia e Ofuscamento (QIVFFO), que incluiu 28 questões sobre a presença e a intensidade de sintomas na exposição à claridade/luminosidade e dificuldade para a realização de tarefas diárias. As questões foram agrupadas em dois principais domínios, sintomatologia (questões 1 a 4 e 15 a 18) e funcionamento visual (questões 5 a 14 e 19 a 28), com cinco possibilidades de resposta em escala Likert, para as quais foi atribuída pontuação zero, 25, 50, 75 ou 100. A partir da média aritmética da pontuação, foram calculados os escores dos domínios e o escore global de impacto visual funcional por fotofobia e ofuscamento, sendo que quanto menor a pontuação, pior a visão funcional. Os participantes foram submetidos a exame oftalmológico completo, avaliação das funções visuais (AV, sensibilidade ao contraste e visão de cores) e teste com lentes filtrantes. As funções visuais foram avaliadas com a lente filtrante prescrita, e três meses após a prescrição, o participante foi contatado por telefone para reaplicação do questionário, em caso de aquisição das lentes. Os resultados do QIVFFO foram comparados antes e após a prescrição da lente filtrante e foi avaliada a associação entre a melhora do escore do escore global e: causa principal da baixa visão, presença de opacidade de meios, cor da íris, funções visuais. Os resultados foram analisados utilizando-se o aplicativo Stata Data Analysis and Statistical Software versão 14. O nível de significância estatística foi considerado como p < 0,05. Resultados: Foram incluídos 33 participantes (60,6% do sexo masculino), com idade variando de 10 a 78 anos (média = 35 ± 20 anos). Das lentes filtrantes prescritas, a maioria (57,6%) era de pigmento resultante cinza, seguido por marrom (24,2%), âmbar (6,1%), azul (6,1%), amarelo (3,0%) e vermelho (3,0%). Os resultados de AV e sensibilidade ao contraste foram comparáveis sem e com o filtro. A visão de cores foi estatisticamente pior com a lente filtrante (p < 0,005). Antes da prescrição do filtro, o escore global de impacto visual funcional por fotofobia e ofuscamento medido pelo QIVFFO foi em média 61 ± 15, e os escores dos domínios sintomatologia e funcionamento visual, 69 ± 13 e 57 ± 17, respectivamente. Dezessete dos 33 participantes (51,5%) fizeram a aquisição da lente prescrita, houve melhora estatisticamente significante do escore global (em média 23 pontos) e também dos domínios. A melhora do escore foi significantemente associada (p = 0,038) à presença opacidades de meios oculares, sem relação com causa da baixa visão, cor da íris, AV, sensibilidade ao contraste e visão de cores. Conclusões: As lentes filtrantes promoveram melhora do conforto visual neste grupo de participantes com baixa visão, porém sem impacto positivo nas funções visuais.
- ItemEmbargoSíntese e caracterização de hidrogéis de polissacarídeos como matriz para bioimpressão(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Silverio, Paula de Araújo [UNIFESP]; Bersanetti, Patrícia Alessandra [UNIFESP]; Morandim-Giannetti, Andreia de Araújo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3111193769941670; http://lattes.cnpq.br/2079980672037938; http://lattes.cnpq.br/6117727127352614Introdução: Pesquisas têm sido desenvolvidas para a obtenção de novos materiais como, por exemplo, os hidrogéis, que apresentam capacidade de reter grande quantidade de água em sua estrutura, mostrando potencial para serem aplicados em diferentes áreas da saúde como, por exemplo, em processos de bioimpressão. Para isso, diversos polissacarídeos estão sendo empregados devido às suas propriedades físico-químicas. Objetivos: Sintetizar e caracterizar hidrogéis de alginato de sódio utilizando diferentes agentes reticulantes (cloreto de cálcio, extrato de barbatimão e de goiaba, ácido cítrico e trimetafosfato de trissódio) visando a obtenção de materiais para aplicação na bioimpressão. Materiais e métodos: A matriz polimérica de alginato sódico foi submetida a reticulação com os diferentes reticulantes sendo o processo realizado sob agitação por duas horas à temperatura ambiente. Os materiais obtidos foram caracterizados via DSC, determinação do comportamento reológico e citotoxicidade. Também foi avaliada a printabilidade de dois materiais que se mostraram mais promissores (alginato reticulado com ácido cítrico na presença ou ausência de extrato de barbatimão) através da realização de testes de bioimpressão. Resultados: Verificou-se que os hidrogéis de alginato de sódio reticulados com ácido cítrico mostraram os melhores resultados com relação à viscosidade, levando a resultados promissores para aplicação como matrizes para biotintas. A análise da estabilidade do material via DSC, mostrou uma melhora ao adicionar extrato de barbatimão juntamente com o ácido cítrico. Todos os produtos obtidos mostraram um comportamento não newtoniano, sendo evidenciadas mudanças na estabilidade do hidrogel de alginato reticulado com ácido cítrico, na presença de extrato de barbatimão, rico em polifenóis, o que corrobora com a formação de ligações cruzadas entre as cadeias pelo ácido cítrico, intensificadas pelo extrato vegetal. Ensaios de printabilidade confirmaram a eficiência do hidrogel de alginato para aplicação em processos de bioimpressão. Através dos ensaios de citotoxicidade verificou-se a maior viabilidade celular ao utilizar-se como reticulante o ácido cítrico em presença de extrato de barbatimão, possivelmente pelas propriedades antioxidantes e antimicrobianas do barbatimão. Conclusão: Neste trabalho foram obtidos hidrogéis de alginato com potencial para serem utilizados em bioimpressão, o que corrobora com as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas neste campo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de aplicativo móvel como ferramenta de apoio para gerenciamento de dados de exames de eletrofisiologia ocular em serviço universitário(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Yi Ju, Yang; Sacai, Paula Yuri [UNIFESP]; Ferraz, Nívea Nunes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0768359963029007; http://lattes.cnpq.br/6877836442964718; http://lattes.cnpq.br/3596841426396710Objetivo: Descrever o desenvolvimento e a implementação de uma ferramenta tecnológica colaborativa gratuita para o armazenamento e a gestão de dados obtidos em exame eletrofisiológico do Laboratório de Eletrofisiologia Visual do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais EPM/Unifesp. Métodos: Pesquisa aplicada de produção tecnológica contendo desenvolvimento de aplicativo móvel utilizando a plataforma AppSheet. O desenvolvimento do aplicativo foi baseado no ciclo de vida de desenvolvimento de sistema, usando o conceito de prototipagem. E o produto foi avaliado quanto à usabilidade por profissionais da saúde do laboratório utilizando o questionário System Usability Scale (SUS). Resultados: O aplicativo “ELETRO ERG CT” foi desenvolvido seguindo essas etapas: 1. Levantamento de requisitos e preparação de dados; 2. Conexão dos Dados ao AppSheet; 3. Estudo da ferramenta e teste de recursos oferecidos pelo AppSheet; 4. Modelagem e construção do aplicativo ELETROERG CT; 5. Implementação; 6. Avaliação de usabilidade sobre o aplicativo desenvolvido AppSheet. A avaliação pelos profissionais de saúde do laboratório indicou que o aplicativo está de acordo com as necessidades dos usuários. Conclusões: Foi possível apresentar o desenvolvimento e a implementação de um aplicativo para o armazenamento e gestão de dados gerados em exame eletrofisiológico do Laboratório. A usabilidade da ferramenta desenvolvida, denominado “ELETRO ERG CT”, mostrou-se plenamente praticável e efetiva como um aplicativo móvel colaborativo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Eficácia do colírio de 5-fluorouracil 0,5% no tratamento de neoplasias escamosas da superfície ocular(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Teixeira, Gabriela Carneiro [UNIFESP]; Fernandes, Arthur Gustavo [UNIFESP]; Morales, Melina Correia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6775626266454358; http://lattes.cnpq.br/9583719860939399; http://lattes.cnpq.br/6888328176831733Objetivo: Avaliar a eficácia do tratamento com 5-Fluorouracil (5-FU) 0,5% em casos de neoplasias escamosas da superfície ocular (NESO) no Ambulatório de Oncologia Ocular do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), assim como a tolerância dos pacientes submetidos ao tratamento. Métodos: Os pacientes foram tratados com colírio de 5-FU 0,5%, 01 gota de 6 em 6 horas por 10 dias, seguido de pausa de 3 semanas, sendo este período total de 31 dias definido como um ciclo de tratamento. As lesões foram avaliadas antes do início do tratamento e após cada ciclo da medicação. Em caso de resposta parcial, até 3 ciclos da medicação poderiam ser prescritos. O tratamento foi suspenso em caso de ausência de resposta, progressão da lesão, ou intolerância à medicação. A aderência ao tratamento foi avaliada através do questionário Morisky Medication Adherence, e pacientes considerados não-aderentes foram excluídos do estudo. Os efeitos adversos apresentados durante o tratamento foram notados. A análise estatística foi realizada para identificar fatores associados ao sucesso terapêutico. Resultados: Um total de 30 olhos de 30 pacientes considerados aderentes ao tratamento foram incluídos no estudo. Vinte e quatro pacientes tratados com 5-FU 0,5% apresentaram resolução total da lesão após 21,71±7,77 dias de uso da medicação, cerca de 2 ciclos de tratamento, representando uma taxa de sucesso de 80% (95% IC: 60,75 – 91,18%). Para cada 1 mm2 a mais da área da lesão, a taxa de sucesso terapêutico do 5-FU 0,5% diminui em 6% (Razão de chance: 0,94; 95% IC: 0,88 – 0,99; p=0,033). Apenas efeitos adversos leves foram relatados por 8 pacientes durante o tratamento: desconforto ocular, ardor ocular, lacrimejamento, e ardor palpebral. Nenhum paciente foi excluído do estudo por intolerância à medicação. Conclusão: O 5-FU 0,5% tópico, apesar da concentração menor que a estabelecida na literatura (1%), também é uma opção terapêutica eficaz para o tratamento primário das neoplasias escamosas da superfície ocular, com a taxa de sucesso de 80% no estudo realizado. O 5-FU 0,5% também mostrou boa tolerabilidade pelos pacientes. O tamanho da lesão foi identificado como um fator associado ao sucesso terapêutico, devendo ser levado em consideração para a definição do tratamento de escolha.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quebra-cabeça tridimensional com texto em braille e QR Code com áudio-descrição para pessoas com deficiente visual direcionado à habilidade EF05CI07 da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-05) Carvalho, Cynthia [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273Objetivo: Desenvolvimento de material didático com a utilização da tecnologia de impressão 3D para o ensino de anatomia para alunos com deficiência visual que estudam em colégio regular, seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que determina as aprendizagens essenciais para a formação do aluno por meio de competências e habilidades. Métodos: Para atender a BNCC foi definida a anatomia do Coração para elaboração do modelo de representação da estrutura anatômica e do fluxo sanguíneo do coração. Para a descrição do modelo, foi elaborado um texto descritivo da estrutura e do fluxo sanguíneo que, por sua vez, foi convertido no software Braille Creator para impressão do material em Braile. Os arquivos de texto também foram convertidos em áudio, utilizando o software Balabolka, e os QR Codes respectivos aos textos foram produzidos no QR Code Generator para que os alunos pudessem ouvir a narração do texto em áudio. As peças plásticas que compõem a estrutura anatômica e os identificadores em Braille foram modelados no software FreeCAD versão 0.20 e impressos nas impressoras Creality Ender 3 e 3D Micromake L2. Resultados: Foi desenvolvido um kit de educação, composto por um quebracabeças de cor branca que, após montado, representa a estrutura do coração humano, legendas escritas em braile, Arial 24 e QR Code com as explicações das partes do coração. Para a orientação do uso do kit foi elaborado um manual em fonte ampliada com um QR code em cada página do manual. Letras em braile foram impressas em 3D e coladas nas peças do quebracabeça para orientar os alunos durante as atividades didáticas, assim como foram produzidas setas para identificar o fluxo sanguíneo. Conclusões: Foi possível, por meio do uso da tecnologia de impressão 3D, produzir um kit de ensino que atendeu as diretivas da BNCC EF05CI07. Foi disponibilizado para o Colégio Padre Chico um material acessível e que pode ser inclusive comercializado para outras escolas. O método de elaboração do kit é adequado para a produção de outros materiais pedagógicos nos campos de experiência propostos pela BNCC e pode potencialmente revolucionar a educação em diferentes áreas.