A presença do terceiro setor na formação continuada de professores: um estudo em duas escolas municipais da grande São Paulo
Data
2022-12-15
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta pesquisa analisa as possíveis implicações de um processo de formação continuada que envolve acordo de cooperação técnica entre rede pública de ensino com organização do terceiro setor para desenvolvimento de ações de formação continuada, implementadas em duas escolas do município de Mogi das Cruzes no estado de São Paulo. Para tanto, problematiza a incidência cada vez maior da presença de organizações do terceiro setor na formação continuada de professores. A questão norteadora que subsidia a pesquisa parte da seguinte problematização: as ações de formação docente desenvolvidas por instituições do terceiro setor contribuem para o desenvolvimento profissional docente? O aporte teórico é subsidiado pelos estudos sobre o conceito de desenvolvimento profissional docente construídos, principalmente, por pesquisadores como, Marcelo (2009); Nóvoa (2009); Pinto (2012), Almeida (2016); André (2015); Gatti (2008, 2014); Gatti, Barreto & André (2011); Gatti et al (2019); e Tardif (2002). Para compreensão dos aspectos relacionados à presença do terceiro setor na educação e suas respectivas formas de incidência, são analisadas as produções de Apple (2003); Apple & Kenneth (1991); Ball (2005); Castro & Amorim (2015); Shiroma, Moraes & Evangelista (2002); e Adrião & Pinheiro (2012). Fazem parte da revisão bibliográfica, os conhecimentos que já foram produzidos por outros pesquisadores sobre a temática da presença do terceiro setor na formação de professores. O estudo configura-se como uma investigação de natureza qualitativa, apoiando-se na Etnopesquisa Crítica. A coleta de dados é feita por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e grupos dialogais. Além disso, a análise documental, composta pelos planos municipais de educação, bem como pelo documento pedagógico que norteia as ações de formação continuada da rede, integram a metodologia. A análise dos depoimentos dos participantes, coletados nos questionários, nas entrevistas semiestruturadas e nos grupos dialogais, é feita a partir da análise de conteúdo de Bardin (2010). A pesquisa permitiu concluir que as ações de formação continuada desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor nas escolas da rede pesquisada contribuíram para a formação continuada de professores no que diz respeito à ampliação de conhecimentos curriculares. Apoiaram ainda o município na capacidade operacional de realizar ações de formação. Por outro lado, a pesquisa constatou que a atuação destes organismos do terceiro setor tende a operar na lógica da proletarização da prática docente pela perda, mais ou menos sucessiva, do controle sobre de suas atividades, do objetivo e organização de seu trabalho, a partir da lógica controladora da administração pública que está neste momento sendo acentuada com a presença cada vez maior do terceiro setor na agenda educacional.
Descrição
Citação
GIUPATTO, Márcia Cristina. A presença do terceiro setor na formação continuada de professores: um estudo em duas escolas municipais da grande São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.