Os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Debates sobre o Ensino de Frações

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Data
2022-12-19
Autores
Silva, Diego Rodrigues da [UNIFESP]
Orientadores
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
Esta Dissertação analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), referências oficiais para o ensino, elaborados na década de 1990. Trata especificamente do Ensino Fundamental, mirando a Matemática do 2 o Ciclo de ensino desse nível escolar. Mais particularmente, considera as propostas para o ensino de frações. Tendo em vista que a literatura sobre o tema aponta um não consenso sobre a ordem em que se deva ensinar frações ordinárias e números decimais, o estudo analisa as respostas dadas por pareceristas à proposta de versão preliminar dos PCN sobre o tema. Tais pareceres compõem o Arquivo Pessoal Maria Amábile Mansutti, um dos acervos do Centro de Documentação do GHEMAT. A análise dessa documentação mostra que os pareceristas, de um modo geral, corroboram a proposta elaborada pelo núcleo de experts convocados para sistematizar esta referência curricular: o ensino dos números decimais deverá preceder àquele das frações ordinárias.
Descrição
Citação
Silva, Diego Rodrigues da. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Debates sobre o Ensino de Frações. 2022. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.