As historias em quadrinhos e seus usos e desusos pelos professores de História

View/ Open
Date
2022-12-22Author
Araujo, Renata Rodrigues de [UNIFESP]
Advisor
Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]Type
Dissertação de mestrado profissionalMetadata
Show full item recordAlternative Title
Comic books and their uses and disuses by History teachersAbstract
Atualmente as Histórias em Quadrinhos, popularmente conhecidas como HQs ou mais recentemente como Arte Sequencial, são um dos meios de comunicação de massa mais consumidos no mundo. Deixaram de ser associadas somente ao entretenimento infantil, e passaram a ser vistas também como fontes de informação e conhecimento. São utilizadas para ensinar pessoas de faixas etárias diversas sobre os mais variados assuntos, inclusive sobre História. Tomando por base sua inserção em ambiente escolar em grande medida pelo incentivo de políticas públicas como o Plano Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), a presente pesquisa tem como objetivo investigar, quais são os usos e desusos realizados pelos professores de História da rede municipal de São Paulo, de histórias em quadrinhos em suas práticas docentes, levando em consideração elementos como suas culturas escolares e seus saberes docentes.
Citation
ARAUJO, Renata Rodrigues de. As histórias em quadrinhos e seus usos e desusos pelos professores de História. Dissertação de Mestrado em Ensino de História, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.Keywords
Ensino de HistóriaCultura escolar
Saberes docentes
Disciplina escolar
História em quadrinhos