• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

As historias em quadrinhos e seus usos e desusos pelos professores de História

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (6.064Mb)
Date
2022-12-22
Author
Araujo, Renata Rodrigues de [UNIFESP]
Advisor
Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado profissional
Metadata
Show full item record
Alternative Title
Comic books and their uses and disuses by History teachers
Abstract
Atualmente as Histórias em Quadrinhos, popularmente conhecidas como HQs ou mais recentemente como Arte Sequencial, são um dos meios de comunicação de massa mais consumidos no mundo. Deixaram de ser associadas somente ao entretenimento infantil, e passaram a ser vistas também como fontes de informação e conhecimento. São utilizadas para ensinar pessoas de faixas etárias diversas sobre os mais variados assuntos, inclusive sobre História. Tomando por base sua inserção em ambiente escolar em grande medida pelo incentivo de políticas públicas como o Plano Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), a presente pesquisa tem como objetivo investigar, quais são os usos e desusos realizados pelos professores de História da rede municipal de São Paulo, de histórias em quadrinhos em suas práticas docentes, levando em consideração elementos como suas culturas escolares e seus saberes docentes.
Citation
ARAUJO, Renata Rodrigues de. As histórias em quadrinhos e seus usos e desusos pelos professores de História. Dissertação de Mestrado em Ensino de História, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
Keywords
Ensino de História
Cultura escolar
Saberes docentes
Disciplina escolar
História em quadrinhos
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/11600/66921
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) [52]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV