• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa

Thumbnail
View/Open
Dissertação (1.021Mb)
Date
2022-12-09
Author
Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP]
Advisor
Carvalho, João do Prado Ferraz de [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado profissional
Metadata
Show full item record
Alternative Title
Life Trajectories and Teaching Knowledge of History Teachers of Popular Prep Courses of Rede Emancipa
Abstract
A pesquisa tem como tema central a trajetória de vida e os saberes docentes de professores de História de diversos cursinhos populares pertencentes a Rede Emancipa na Região Metropolitana de São Paulo. A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular fundado em 2007, com um trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. Segundo a rede o seu principal foco de atuação é a organização de cursinhos populares pré-universitários buscando atender à demanda dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, especialmente as universidades públicas. A partir de entrevistas com esses professores, buscamos entender melhor questões como: suas origens sociais; motivação desses professores que os movem a realizar trabalho voluntário; suas expectativas em relação a atuação docente; saberes que trazem que diferem do repertório de professores do ensino regularizado; se já davam aula antes ou estavam buscando uma experiência docente; se produzem seu próprio material; se acreditam que o ensino de História tem um poder de transformação; quais são os saberes docentes acionados para exercer sua profissão; entre outras informações presentes nas entrevistas.
Citation
VIVIANI, José Pedro Simões. Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos, 2022.
Keywords
Cursinho Popular
Rede Emancipa
Trajetórias de Vida
Saberes Docentes
ProfHistória
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/11600/66828
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) [52]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV