Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa

View/ Open
Date
2022-12-09Author
Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP]
Advisor
Carvalho, João do Prado Ferraz de [UNIFESP]Type
Dissertação de mestrado profissionalMetadata
Show full item recordAlternative Title
Life Trajectories and Teaching Knowledge of History Teachers of Popular Prep Courses of Rede EmancipaAbstract
A pesquisa tem como tema central a trajetória de vida e os saberes docentes de professores de História de diversos cursinhos populares pertencentes a Rede Emancipa na Região Metropolitana de São Paulo.
A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular fundado em 2007, com um trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. Segundo a rede o seu principal foco de atuação é a organização de cursinhos populares pré-universitários buscando atender à demanda dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, especialmente as universidades públicas.
A partir de entrevistas com esses professores, buscamos entender melhor questões como: suas origens sociais; motivação desses professores que os movem a realizar trabalho voluntário; suas expectativas em relação a atuação docente; saberes que trazem que diferem do repertório de professores do ensino regularizado; se já davam aula antes ou estavam buscando uma experiência docente; se produzem seu próprio material; se acreditam que o ensino de História tem um poder de transformação; quais são os saberes docentes acionados para exercer sua profissão; entre outras informações presentes nas entrevistas.