Deficiências e diversidade cultural: experiências educacionais de crianças migrantes internacionais em São Paulo no contexto da pandemia.

Imagem de Miniatura
Data
2022-12-20
Autores
Silvestre, Carla Augusta Seixas Carneiro [UNIFESP]
Orientadores
Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta dissertação foi escrita com base na reflexão, sobre experiências educacionais de crianças migrantes internacionais em São Paulo, no contexto recente da Pandemia do Coronavírus Disease (COVID-19). Desenvolveu-se no âmbito da Educação Infantil, na cidade de São Paulo. A pesquisa é uma perspectiva do universo educacional em relação ao crescimento do processo imigratório latino. A temática das desigualdades e diversidades advindas deste contexto, no qual famílias inteiras precisam deixar seu país, pelas mais diferentes questões, são cada vez mais frequentes em nosso país. Para além desta realidade tão cruel e hostil, a pesquisa diz respeito às dificuldades específicas ensejadas pelo COVID-19. Foi analisada como a escola, dentro desta realidade, assumiu ou não seu papel fundamental de inclusão e respeito à diversidade cultural. Para adensar a compreensão das experiências educacionais nesta pesquisa, teve-se como objetivo principal levantar os efeitos da pandemia nas relações pedagógicas com crianças migrantes. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa no território da educação infantil. Foram analisados documentos oficiais da escola, em especial o Projeto Político Pedagógicos e realizadas entrevistas com responsáveis, educadoras e responsáveis pela gestão. A pesquisa constatou que no plano documental havia expectativa de ofertar virtualmente atividades que possibilitassem vivências significativas. A pesquisa possibilitou concluir que isso não ocorreu. Apenas com o retorno escalonado e progressivo, seguindo os protocolos adaptados, às práticas pedagógicas específicas foram viabilizadas. Foi possível constatar que a situação foi agravada com ações da burocracia cadastral, com as barreiras linguísticas e a falta de acesso às tecnologias necessárias
Descrição
Citação
Silvestre, Carla Augusta Seixas Carneiro. Deficiências e diversidade cultural: experiências educacionais de crianças migrantes internacionais em São Paulo no contexto da pandemia/ Carla Augusta Seixas Carneiro Silvestre. Dissertação, UNIFESP- Guarulhos, 2022