A Educação Ambiental Crítica como instrumento de combate ao racismo ambiental brasileiro

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Data
2022-12
Autores
Redó, Pedro Garbelim [UNIFESP]
Orientadores
Braga, Adriana Regina [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
Partindo do pressuposto de que o racismo ambiental é um fenômeno presente nas diversas configurações espaciais brasileiras, o presente artigo tem como objetivo compreender como a corrente crítica da Educação Ambiental pode auxiliar as comunidades injustiçadas para conscientização e superação dessas opressões. O presente estudo se propõe a realizar um levantamento bibliográfico a fim de analisar informações acerca dos conceitos: racismo ambiental, injustiça e justiça ambiental, para, depois, identificar como se dá a manifestação dessas diferentes categorias de injustiça no contexto atual brasileiro. Além disso, o trabalho busca reconhecer os pontos fundamentadores da Educação Ambiental Crítica e identificar como ela está, ou não, presente na educação brasileira. Um dos pontos conclusivos deste trabalho esteve por conta do reconhecimento de um caráter evidentemente político da Educação Ambiental crítica, fato que pode fortalecer a construção de práticas educacionais por meio de alianças com os movimentos sociais.
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