Janelas Riscadas - Um estudo da forma como a CPTM lida com pixações em suas composições

Imagem de Miniatura
Data
2023-01-25
Autores
Viana, João Pedro [UNIFESP]
Orientadores
Paula, Liana de [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Trata-se resultado de pesquisa de iniciação científica em Sociologia, a qual, por intermédio da Sociologia do Controle e do Desvio Social, visou a compreensão dos motivos pelos quais a CPTM insiste em ocultar práticas de pixação em sua frota ativa de trens. Existem outros sistemas de transporte ferroviário que perseguem a prática, porém foi ponto comum em todos esses a existência de um aparato coercitivo cuja única lógica perceptível é o ideário de desordem leva ao caos; muito semelhante às políticas de broken windows, motivo pelo qual inclusive a pesquisa carrega o nome Janelas Riscadas. O agente da desordem – aqui, o pixador – não visou a inutilização da matéria, mas meramente a sua personalização, que, vez ou outra, pode ser perceptível ao passageiro da composição ferroviária alvo, ao ter sua vista pela janela obstada por tinta. A pesquisa restou na evidência de que a CPTM alinha suas tentativas de evitar práticas às teorias derivadas do controle social, em especial, nas criminologias do cotidiano.
This paper is the result of a scientific initiation research in Sociology, which, through the Sociology of Control and Social Deviation, aimed at understanding why the CPTM insists on hiding pixação practices in its active train fleet. Other rail transport companies persecute graffiti practices in their trains, and they all have in common the existence of a coercive apparatus in which we can perceive the idea that disorder leads to chaos, very similar to the policies of broken windows. This is why my research carries the name “scratched windows”, since the agent of disorder - here, the pixador (painters) - did not aim at the destruction of the good, but merely its customization, which sometimes can be noticeable to the passenger of the target railway composition, when having your view through the window blocked by paint. The research presents evidence that CPTM aligns its attempts to avoid and hide graffiti practices to theories derived from social control, especially in the new criminologies of everyday life, defined by David Garland.
Descrição
Citação