Da lama ao caos: um manifesto sociopolítico-cultural

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Data
2022-12-12
Autores
Nascimento, Beatriz Torres do [UNIFESP]
Orientadores
Landini, Tatiana Savoia [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
O presente trabalho propõe a análise do primeiro álbum do grupo musical Chico Science & Nação Zumbi, intitulado “Da Lama ao Caos” (gravadora Chaos, 1994). Busca-se refletir sobre a particularidade do movimento Manguebeat (Recife, 1991) no conjunto da produção da música popular brasileira, além de explorar como o álbum e suas canções retratam, expressam e criticam o cenário político e social dos anos 90 no Brasil. O objetivo do trabalho é o de resgatar a dimensão de manifesto do movimento Manguebeat, que está presente nesse álbum e, a partir da sua análise, identificar a medida em que essa obra dialoga com a tradição da música popular brasileira (como o tropicalismo, por exemplo) e, por outro lado, a medida como rompe e inova com os temas e propostas musicais comuns à música popular brasileira. Baseada em material bibliográfico, de mídia, musical e audiovisual, a pesquisa busca o sentido estético, cultural, musical, social e político de “Da Lama ao Caos”.
The present work proposes the analysis of the first album by the musical group Chico Science & Nação Zumbi, entitled “Da Lama ao Caos” (Chaos label, 1994). It seeks to reflect on the particularity of the Manguebeat movement (Recife, 1991) in the production of Brazilian popular music, in addition to exploring how the album and its songs portray, express and criticize the political and social scenario of the 90s in Brazil. The objective of the work is to rescue the manifesto dimension of the Manguebeat movement, which is present in this album and, based on its analysis, to identify the extent to which this work dialogues with the tradition of Brazilian popular music (such as tropicalismo, for example) and, on the other hand, the extent to which it breaks and innovates with the themes and musical proposals common to Brazilian popular music. Based on bibliographic, media, musical and audiovisual material, the research seeks the aesthetic, cultural, musical, social and political meaning of “Da Lama ao Caos”.
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