Fotografia do território como forma de narrativa e fortalecimento do pertencimento e subjetividade dos sujeitos: um relato de experiência

Data
2023-01-18
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Pressupondo-se o enlace da psicologia e da fotografia como uma experiência subjetiva que tem potencial para reafirmar a posição dos sujeitos perante o mundo ao seu redor, temos um relato de experiência a partir de uma pesquisa - intervenção cartográfica, realizada com um usuário do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) sobre seu território. Pelo o olhar do protagonista percorremos o território vivido pelo sujeito, narrando em fotografias e videografias aspectos significativos que recontam sua história. Buscou-se estabelecer relações entre o uso da fotografia do território como mecanismo de resgate de memórias, fortalecimento do pertencimento do sujeito em território invisibilizado e como desfecho, a construção de vídeo-narrativa da própria trajetória. A análise se deu a partir do conceito de território existencial. Percebeu-se na utilização da vídeo-narrativa um caminho promissor nas estratégias de cuidado em saúde mental que busquem a arte e a produção subjetiva dos sujeitos. A potência deste trabalho foi agregar conhecimento científico para uma temática que segue em expansão.
Assuming the link between psychology and photography as a subjective experience that has the potential to reaffirm the position of subjects in the world around them, we have an experience report based on a research - cartographic intervention, carried out with a CAPS user (Psychosocial Support Center) on its territory. Through the gaze of the protagonist, we travel through the territory lived by the subject, narrating in photographs and videographs significant aspects that retell his story. We sought to establish relations between the use of photography of the territory as a mechanism for rescuing memories, strengthening the subject's belonging in an invisible territory and, as a result, the construction of a video-narrative of the trajectory itself. The analysis was based on the concept of existential territory. The use of video-narratives was seen as a promising path in mental health care strategies that seek art and the subjects' subjective production. The power of this work was to add scientific knowledge to a theme that continues to expand.
Descrição
Citação
ALDA, Jady Vilanova. Fotografia do território como forma de narrativa e fortalecimento do pertencimento e subjetividade dos sujeitos: um relato de experiência. 2023. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.
Coleções
Pré-visualização PDF(s)