Experiências educacionais de pessoas com deficiência visual em Santo André: perspectivas de familiares e profissionais da educação
Data
2022-12-15
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta pesquisa buscou levantar as trajetórias de vida de alunos com deficiência visual do Município de Santo André, considerando o contexto da pandemia de covid-19, vivido durante a pesquisa. Buscamos analisar elementos facilitadores e dificultadores, dentro do percurso escolar, por meio de entrevistas com familiares, profissionais da educação, profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de outros serviços frequentados por alunos com deficiência visual, que estão no ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa leva em conta aspectos culturais e sociais dentro da trajetória de cada um(a), sob uma perspectiva crítica, tendo referencial teórico autores como Vigotski (1997, 2009, 2007), Goffman (2017), Freitas (2013, 2020), Mantoan (2011, 2015), Diniz (2012), Masini (2013), Badinter (1985). As entrevistas foram abertas e tiveram um caráter conversacional, para que pudessem emergir relatos de experiências e fatos vividos por familiares e profissionais envolvidos na trajetória escolar dos sujeitos da pesquisa. Foram gravadas, transcritas e analisadas. Os dados coletados foram analisados por meio da proposta metodológica de núcleos de significação (AGUIAR e OZELLA, 2006), que tem sua base nos estudos Vigotskianos, visando uma análise de processos e não apenas de objetos. Foram organizados três núcleos: 1-rotina do aluno com deficiência visual; 2 – A família do aluno com Deficiência Visual; 3 – O aluno com deficiência visual e o ambiente escolar. Por meio da análise dos núcleos de significação, nos aproximamos ainda mais da teoria de Vigotski, que entende o sujeito como ser social, que se constrói por meio da interação com o outro. Deixando, assim, evidente que as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência visual estão no âmbito social, apontando elementos chave no processo de inclusão escolar.
Descrição
Citação
TAVARES, Mariana. Experiências educacionais de pessoas com deficiência visual em Santo André: perspectivas de familiares e profissionais da educação. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.