“Sua vida quero ter”: Sentidos e significados da boneca Barbie em redes sociais

Data
2022-11
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O brincar compreendido como uma das principais atividade das crianças, tem perdido espaço nas ruas, escolas e até mesmo nos domicílios, sendo substituído por instrumentos midiáticos, pelo ciberespaço e por artefatos tecnológicos. Neste contexto, a boneca Barbie se destaca por ser parte da junção entre mídia e brinquedo, tendo toda uma trama narrada a seu respeito. Sendo assim, este estudo teve o objetivo de compreender o papel dessa boneca na construção da identidade de meninas brasileiras, compreendendo como a sua simbologia pode afetar as relações e identidades de gênero. A importância desse estudo justifica-se pela crescente evolução de pesquisas acadêmicas/cientificas que atentam para o papel do brincar e do brinquedo como artefatos culturais que influenciam o comportamento de crianças, especialmente no âmbito da Educação Infantil. Fazendo o uso de abordagem metodológica qualitativa, fundamentada no enfoque teórico da Psicologia histórico-cultural, a análise de dados se dá com base em teorias que estudam o brincar e a influência do brinquedo, sobretudo fundamentado no enfoque teórico empreendido por L. Vygotsky e seus colaboradores. Ademais, esta pesquisa de natureza exploratória ocorreu no ciberespaço, a partir de publicações disponíveis nas redes sociais virtuais Facebook e Instagram. Foram analisados o conteúdo de duas publicações, além de 305 dos 2.673 comentários deixados nestas postagens, comentários estes que foram separados em três categorias de análise. Os resultados indicam que a boneca Barbie se constitui para as meninas brasileiras, desde a mais tenra idade, como um símbolo de feminilidade, consumo e objeto de desejo, atingindo até mesmo aquelas crianças cujas famílias não podem arcar com os custos da boneca. Para tanto, a imagem da Barbie tem sido veiculada numa rede de tramas simbólicas com sentidos variados, narrados pela mídia e disseminadas em várias redes sociais, e, pelos adultos que rodeiam nossas crianças.
Playing, understood as one of the main activities for children, has lost space in the streets, schools and even in homes, being replaced by electronic games, cyberspace and technological artifacts. In this context, the Barbie doll stands out for being part of the junction between media and toy, having a whole plot narrated about it. Therefore, this study aimed to understand the role of this doll in the construction of the identity of Brazilian girls, understanding how its symbology can affect gender relations and identities. The importanceof this study is justified by the growing evolution of academic/scientific research that pays attention to the role of play and toy as cultural artifacts that influence children's behavior, especially in the context of Early Childhood Education. Using a qualitative methodological approach, based on the theoretical approach of Cultural-Historical Psychology, the data analysis is based on theories that study playing and the influence of toys, especially based on the theoretical approach undertaken by L. Vygotsky and his collaborators. In addition, this exploratory research took place in the cyberspace, based on publications available on social networks like Facebook and Instagram. The content of two publications was analyzed, in addition to 305 of the 2.673 comments left on these posts, comments that were separated into three categories of analysis. The results indicate that the Barbie doll is constituted for Brazilian girls from an early age as a symbol of femininity, consumption and also as an object of desire, which affects even those children whose families cannot afford the doll. For this, the doll uses a network of plots narrated by the media and disseminated by adults who surround these children.
Descrição
Citação
Coleções
Pré-visualização PDF(s)