O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo

Data
2023-01
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência de dois estágios que participei durante a graduação em pedagogia. O primeiro se refere ao estágio curricular obrigatório que faz parte do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp, realizado em uma escola pública de educação infantil no município de Guarulhos. O segundo é o estágio curricular não obrigatório, também chamado de estágio remunerado, realizado em uma escola de educação infantil particular na zona norte de São Paulo. A partir dessas duas experiências, faço um breve levantamento histórico acerca da profissão docente e as conquistas para a categoria no que diz respeito à estruturação da formação inicial de professores. Buscou-se compreender as especificidades do exercício profissional para a docência na educação básica, por meio desses dois momentos de formação inicial nos estágios curriculares. Como resultados evidenciou-se a importância do aprimoramento da formação inicial com foco nos estágios para que seja possível a construção do repertório profissional docente e da educação de qualidade.
Descrição
Citação
Coleções
Pré-visualização PDF(s)