O estágio curricular: um relato de experiência sobre a formação inicial no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo
Data
2023-01
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência de dois estágios que
participei durante a graduação em pedagogia. O primeiro se refere ao estágio curricular
obrigatório que faz parte do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp, realizado em uma
escola pública de educação infantil no município de Guarulhos. O segundo é o estágio curricular
não obrigatório, também chamado de estágio remunerado, realizado em uma escola de
educação infantil particular na zona norte de São Paulo. A partir dessas duas experiências, faço
um breve levantamento histórico acerca da profissão docente e as conquistas para a categoria
no que diz respeito à estruturação da formação inicial de professores. Buscou-se compreender
as especificidades do exercício profissional para a docência na educação básica, por meio
desses dois momentos de formação inicial nos estágios curriculares. Como resultados
evidenciou-se a importância do aprimoramento da formação inicial com foco nos estágios para
que seja possível a construção do repertório profissional docente e da educação de qualidade.