Os desafios de mulheres de baixa renda nos processos de reingresso na educação básica e busca por ingresso no ensino superior

Data
2022-12-07
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, consistiu em uma análise dos desafios de três mulheres moradoras da Baixada Santista (SP) que estudam ou estudaram na modalidade Educação de Jovens e Adultos e se encontram em situação de baixa renda. A ideia central foi realizar uma investigação que teve como ferramenta alguns recursos inerentes à psicologia, tais como a escuta ativa, a compreensão empática e o acolhimento. O objeto de estudo foram os desafios dessas mulheres tanto para o reingresso na educação básica quanto para o ingresso no ensino superior, levando em conta seus processos de exclusão escolar. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante e as entrevistas semiestruturadas. A importância de tal investigação é dada pelo fundamental papel exercido pela escolarização tanto no acesso ao mercado de trabalho quanto na construção de uma sociedade justa e igualitária. O resultado desta pesquisa foi uma maior compreensão acerca das condições propulsoras e impeditivas da conclusão do ensino básico e ingresso no superior por parte de mulheres adultas de baixa renda, sendo elas relacionadas a questões passíveis de alteração ou inevitáveis. Além disso, esta pesquisa pôde suscitar expectativas, dificuldades e necessidades específicas dessas mulheres.
Descrição
Citação
SILVA, Vinicius Mateus. Os desafios de mulheres de baixa renda nos processos de reingresso na educação básica e busca por ingresso no ensino superior. 2022. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
Coleções