Exploração estética da concepção de timidez

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Data
2022-12-15
Autores
Kodama, Mai [UNIFESP]
Orientadores
Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
O presente trabalho é uma pesquisa sobre a timidez a partir de uma perspectiva estética, o Ma, a fim de desvendar entendimentos mais sensíveis sobre o assunto. Na escola, a timidez é normalmente tratada de forma extremamente negativa, relacionada a patologização e adestramento dos sujeitos que se entendem como tímidos. Por isso, a visão de educação sensível, que preza por um saber mais pleno e íntegro, representa uma importante alternativa a esta categorização. Assim, é no ramo da estética, de estudo da beleza, do sublime, da arte e sensibilidade geral do ser humano, que tal exploração se desenrola. Considerando o processo criativo pessoal reflito sobre a importância de compreender as emoções na formação humana tendo como princípio o respeito à singularidade e à diversidade. A abordagem do trabalho parte dos fundamentos da Arte-educação, em especial da Estética Oriental do “entre”, a ênfase não é na Psicologia, mas considera-se as contribuições de Henry Wallon e sua teoria do desenvolvimento humano.
The present work is a research on shyness from an aesthetic perspective, the Ma, in order to unveil more sensitive understandings on the subject. At school, shyness is normally treated in an extremely negative way, related to the pathologization and training of subjects who perceive themselves as shy. Therefore, the vision of sensitive education, which values fuller and more complete knowledge, represents an important alternative to this categorization. Thus, it is in the field of aesthetics, the study of beauty, the sublime, art and the general sensibility of human beings, that such an exploration takes place. Considering the personal creative process, I reflect on the importance of understanding emotions in human development, having as a principle the respect for uniqueness and diversity. The approach of the work is based on the foundations of Art Education, in particular the Oriental Aesthetics of the “between”, the emphasis is not on Psychology, but on the contributions of Henry Wallon and his theory of human development.
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