Impactos da COVID-19 sobre Hábitos de Vida e Saúde Mental de Estudantes Adolescentes: Estresse, Ansiedade e Estratégias de Coping

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Date
2022-02-21Author
Rodrigues, Roberta Neves Gago [UNIFESP]
Advisor
Viana, Milena de Barros [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
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Introdução: A adolescência é uma época de grandes transformações fisiológicas, cognitivas, sociais e psíquicas. A pandemia da COVID-19 acarretou uma quebra de paradigma na vida da população mundial. As medidas de isolamento social afetaram diretamente a saúde mental da população adolescente, uma vez que esta tende a ser mais vulnerável aos efeitos negativos do estresse, dadas as características do neurodesenvolvimento próprias dessa etapa. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo verificar os impactos da pandemia da COVID-19 sobre os hábitos de vida e saúde mental de estudantes adolescentes, com mapeamento de sintomas de estresse, ansiedade e depressão, bem como possíveis estratégias de coping adotadas por esta população, buscando possíveis correlações entre estes sintomas e as estratégias adotadas. Métodos: Foram aplicados os instrumentos: anamnese, Escala DASS-21 e Coping Response Inventory – Youth Form – CRI-Y em 215 estudantes, com idade média de 14,92 anos, dos segmentos da educação básica Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Resultados: Os resultados apontaram impactos negativos no processo de aprendizagem dos alunos, aumento do comportamento sedentário, do uso de redes sociais, além de alterações no padrão de sono e hábitos alimentares. A própria saúde mental foi motivo de grande preocupação. Observou-se algum nível de estresse, ansiedade e depressão acima do considerado normal, na população analisada. A estratégia de coping aceitação-resignação foi utilizada como recurso para lidar com a pandemia e seus efeitos. Ademais, para todos os participantes do estudo, constatou-se uma correlação positiva entre sintomas de depressão e ansiedade e as estratégias de coping análise lógica, evitação cognitiva, aceitação-resignação e descarga emocional. Conclusões: Os resultados obtidos sugerem que a pandemia da COVID-19, e suas consequências, possam podem ter contribuído para um aumento nos níveis de estresse, ansiedade e depressão em adolescentes e, destacadamente, nos participantes do gênero feminino. Ademais, corrobora-se a ideia de que estratégias de evitação em eventos estressores concebidos como incontroláveis tendem a ser mais utilizadas, principalmente pelas adolescentes mais velhas. Finalmente, nossos resultados sugerem o uso preferencial de estratégias de evitação consideradas desadaptadas, mais preditivas de sintomas de depressão e ansiedade e que constituem fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais em crianças e adolescentes, principalmente as do gênero feminino. Introduction: Adolescence is a period of physiological, cognitive, and psychosocial
transformation. The COVID-19 pandemic determined a paradigm shift, deeply altering
life habits around the world. Social distancing protocols directly affected adolescents’
mental health, considering that this population tend to be more vulnerable to the
negative effects of stress, given the inherent neurodevelopmental characteristics of
this life stage. Objective: The present study aimed at verifying the impact of the
COVID-19 pandemic on lifestyle habits and mental health of adolescent students,
mapping stress, anxiety, and depression symptoms, as well as possible coping
strategies employed by this population, while observing possible correlations between
these symptoms and the employed coping strategies. Methods: 215 Middle School
and High School students, mean age 14.92 years, were asked to answer a
questionnaire, and complete the DASS-21 and Coping Response Inventory – Youth
Form scales. Results: Results indicated negative impacts in the students learning
process, increases in sedentary behavior, time spent on social networks, as well as
alterations in sleep patterns and eating habits. Their own mental health was a reason
of great concern. Mild to moderate levels of depression, anxiety and stress was
observed in the analysed population. The coping strategy Acceptance-Resignation
was used as a resource to deal with the pandemic and its effects. Furthermore, among
all participants, positive correlation between depression and anxiety symptoms and the
coping strategies Logical Analysis, Cognitive Avoidance, Acceptance-Resignation and
Emotional Discharge was observed. Conclusions: Results suggest that the pandemic
and its consequences might have contributed for an increase in the levels of stress,
anxiety, and depression in adolescents, especially among female students. They also
corroborate the idea that when stressful events are thought to be not within control,
avoidance strategies tend to be employed more frequently, particularly among older
females. Moreover, the results indicate a preferential use of avoidance strategies that
are considered maladaptive, and more predictive of depression and anxiety symptoms
constituting risk factors for the development of mental disorders in children and
adolescents, especially among females.
Citation
RODRIGUES, Roberta Neves Gago. Impactos da COVID-19 sobre Hábitos de Vida e Saúde Mental de Estudantes Adolescentes: Estresse, Ansiedade e Estratégias de Coping. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.Keywords
AdolescentesCOVID-19
Hábitos de Vida
Saúde Mental
Coping
Estresse
Ansiedade
Depressão
Adolescents
COVID-19
Lifestyle habits
Mental Health
Coping