Literatura, letramento escolar e alfabetização: história & atualidade

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Oliveira, Fernando Rodrigues de
Vóvio, Cláudia Lemos
Orientadores
Tipo
Livro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Os trabalhos reunidos nesta coletânea resultam de investigações realizadas no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura (NIPPEL), criado em 2017 e sediado desde então na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Organiza-se em duas partes: a primeira reúne estudos de abordagem histórica sobre obras literárias publicadas ao longo do século XX, sobre projetos, políticas e propostas curriculares para o ensino da leitura e da alfabetização e sobre proposta pedagógica para o ensino da língua inglesa na formação de professores; a segunda reúne estudos sobre alfabetização e letramento, pensando políticas, programas e práticas em processos de educação formal e não formal. Dessa maneira, busca-se contribuir para a compreensão dos movimentos históricos de constituição do campo ao mesmo tempo em que possibilita que se observem as tensões que se produzem nos processos atuais de ensino e de aprendizagem na escola pública de ensino fundamental.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, F. R; VÓVIO, C. L. Literatura, letramento escolar e alfabetização: história & atualidade. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022.
Coleções