Memórias arquivadas e o patrimônio histórico da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação
Data
2022
Tipo
Livro
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Resumo
Nessa obra o leitor encontrará quinze capítulos escritos por diferentes autores que nos brindam com importantes estudos e análises acerca do patrimônio histórico-educativo, documentos, acervos e arquivos e sua correlação com a História da Educação. A obra está organizada em três partes, agrupando na primeira sob o título ‘Arquivos, acervos e fontes: notas de pesquisa em História da Educação’
um conjunto de capítulos de versam sobre essa temática. Na segunda parte ‘Os arquivos, os acervos e as fontes para a História da Educação de São Paulo’ e na terceira ‘Desarquivando as memórias: as pesquisas em História da Educação realizadas nos acervos da cidade de São Paulo’. No conjunto, a obra tematiza, com especial atenção, as possibilidades e as pesquisas produzidas no âmbito da História da Educação a partir do Memória Documental, arquivo da rede municipal preservado pela Secretaria Municipal de
Educação de São Paulo, além do Memorial da Educação. Contribuição relevante para a História da Educação em diálogo com o patrimônio histórico-educacional, a obra vem a lume em momento muito oportuno, nos lembrando do valor e dos sentidos para compreendermos quem somos e como, na relação com o tempo, chegamos a isso que somos e estamos vivendo.
Descrição
Citação
PANIZZOLO, C.; NEVES, D. B. Memórias arquivadas e o patrimônio histórico da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022.