Memórias arquivadas e o patrimônio histórico da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Panizzolo, Cláudia
Neves, Diego Benjamim
Orientadores
Tipo
Livro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Nessa obra o leitor encontrará quinze capítulos escritos por diferentes autores que nos brindam com importantes estudos e análises acerca do patrimônio histórico-educativo, documentos, acervos e arquivos e sua correlação com a História da Educação. A obra está organizada em três partes, agrupando na primeira sob o título ‘Arquivos, acervos e fontes: notas de pesquisa em História da Educação’ um conjunto de capítulos de versam sobre essa temática. Na segunda parte ‘Os arquivos, os acervos e as fontes para a História da Educação de São Paulo’ e na terceira ‘Desarquivando as memórias: as pesquisas em História da Educação realizadas nos acervos da cidade de São Paulo’. No conjunto, a obra tematiza, com especial atenção, as possibilidades e as pesquisas produzidas no âmbito da História da Educação a partir do Memória Documental, arquivo da rede municipal preservado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, além do Memorial da Educação. Contribuição relevante para a História da Educação em diálogo com o patrimônio histórico-educacional, a obra vem a lume em momento muito oportuno, nos lembrando do valor e dos sentidos para compreendermos quem somos e como, na relação com o tempo, chegamos a isso que somos e estamos vivendo.
Descrição
Citação
PANIZZOLO, C.; NEVES, D. B. Memórias arquivadas e o patrimônio histórico da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022.
Coleções