As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional

Data
2021-12-10
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esta tese propôs-se a estudar a intervenção de uma terapeuta ocupacional junto a dois casos de dificuldades de aprendizado, privilegiando o conceito de meio maleável e os aspectos sensório-motores envolvidos no processo de simbolização. Neste processo foram abordadas tanto as ações clínicas específicas quanto as institucionais, visando a melhor inserção do aluno em seu contexto educativo. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa que utilizou o estudo de caso de dois alunos cursando o Ensino Fundamental I em uma escola Waldorf localizada na cidade de São Paulo. A pesquisa contou também com entrevistas abertas realizadas com pais e professores. Foram realizadas oficinas com as crianças entre abril de 2018 e outubro de 2019, no espaço da própria escola, com frequência de uma vez por semana. Nesses encontros as crianças realizaram prioritariamente atividades artísticas livres. A pesquisadora atuou durante os encontros como facilitadora da utilização do espaço e dos materiais a partir de uma fundamentação psicodinâmica. Os resultados finais obtidos apontam para um impacto positivo desta intervenção no processo de aprendizagem global dos alunos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com estudos sobre a atuação da terapia ocupacional em contextos educacionais.
This thesis aimed to study the intervention of an occupational therapist in two cases of learning difficulties. The research prioritized the concept of malleable medium and the sensory-motor aspects involved in the symbolization process. Both specific and institutional clinical actions were addressed, endeavoring a better insertion of the students in their educational context. For this purpose, qualitative research, using the case study of two students attending Elementary Waldorf School in São Paulo was carried out. The research also included open interviews with parents and teachers. Workshops were held with the children between April 2018 and October 2019, within the school space, once a week. During these meetings, the children performed primarily free artistic activities. The researcher acted during the meetings as a facilitator of the use of space and materials based on a psychodynamic approach. The final results obtained pointed to a positive impact of this intervention on the overall learning process of students. This research is expected to contribute to studies on the performance of occupational therapy in educational contexts.
Descrição
Citação
GUGLIELMO, Maria Florencia. As dificuldades de aprendizagem sob o olhar de uma terapeuta ocupacional. 2021. 194 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, 2021.
Pré-visualização PDF(s)